A Volkswagen irá suspender a produção no Brasil novamente em três fabricas devido a falta de peças e componentes. A parada na fabricação de veículos irá ocorrer entre os dias 20 de fevereiro e 1º de março de 2023. Segundo o site da QuatroRodas, as plantas de São Bernardo do Campo (SP) e a de São José dos Pinhais (PR) irão entrar de férias coletivas no período mencionado.

Volkswagen para parcialmente produção no Brasil

Produção de carros da Volkswagen para parcialmente no Brasil. Fonte: unsplash (Foto por Julian Hochgesang)
Produção de carros da Volkswagen para parcialmente no Brasil. Fonte: unsplash (Foto por Julian Hochgesang)

A montadora de carros VW, a paralização da fábrica do ABC paulista já estava planejada desde 2022. Nesta planta, são produzidos os modelos Saveiro, Virtus e Nivus, além da maior parte das versões do Polo. Na nota, a empresa diz:

Os dias de parada já estavam programados desde o ano passado e fazem parte da estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos devido ao fornecimento de componentes.

A única fábrica a manter a produção durante o período mencionado acima será a de Taubaté, localizada no interior de São Paulo. Atualmente ela é responsável pela produção do recém-lançado Polo Track.

Indústria automotiva vem se recuperando de suas crises

Devido a pandemia de COVID-19 e a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, a indústria automotiva sofreu grandes prejuízos. Mesmo que a produção de veículos tenha chegado a 152,7 mil no mês passado, batendo recorde comparado ao mesmo período em 2022 (145,4 mil), de acordo com a Anfavea, as paradas de fabricação de mais unidades mostram que o setor ainda não se recuperou totalmente.

O que você acha desta decisão tomada pela Volkswagen? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!