Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, se mostra bastante confiante no desenvolvimento de novas tecnologias de telecomunicações no Brasil. Recentemente, ele disse que o desenvolvimento de tecnologias como o 5G no Brasil pode ser equipado com o de outros países, e garantiu que as soluções criadas por aqui irão poder competir pelo mercado internacional de TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).

O ministro, durante a abertura da Futurecom, maior evento da América Latina sobre tecnologias de comunicação, informação e Internet das coisas, se mostrou bastante otimista no que diz respeito à implementação das redes 5G no país, indicando que ela pode estar habilitada por aqui no mesmo tempo em que estiver na Europa.

Brasil está investindo em rede 5G.
Brasil está investindo em rede 5G.

Kassab ainda defendeu a criação do plano para Internet das Coisas e ainda a implementação das redes de telefonia da quinta geração, isso demonstra que o Brasil está apto para competir com o mercado internacional.

Além disso, ele destacou a intenção de ampliar o acesso à banda larga no país e ainda o lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas.

Michel Temer, presidente da República, e ainda o ministro da fazenda, Henrique Meireles, também participaram do evento e comentaram sobre o papel da área de recuperação econômica do Brasil.

O desligamento do sinal analógico de TV foi citado como exemplo de cooperação entre os setores de comunicação e tecnologia.