Na quarta-feira (06) a loja e plataforma virtual Steam informou que vai deixar de aceitar a moeda de pagamento Bitcoin como forma de pagamento para jogos e os demais produtos comercializados em sua loja.

Atualmente, a moeda Bitcoin é a mais valorizada chegando a US$ 12 mil por unidade. De acordo com a Steam, existem dois problemas relacionados com a criptomoeda. Primeiramente, a loja cita a instabilidade histórica da então moeda Bitcoin, que atualmente está supervalorizada. Em segundo lugar, essa flutuação alta pode cair em questão de dias, podendo desvalorizar cerca de 25%, afetando diretamente quem estava planejando adquirir algum produto. Para explicar a sua decisão, a companhia argumenta que a flutuação na moeda pode alterar o preço no momento em que a compra é finalizada, causando prejuízos aos clientes.

Bitcoin é a moeda de pagamento mais valorizada atualmente
Bitcoin é a moeda de pagamento mais valorizada atualmente

Outro problema seria quanto as altas taxas de transação, que podem alterar significativamente o preço das compras, tornando-as bem mais caras do que deveriam. Com isso, o meio de pagamento não seria uma boa alternativa, como exemplo, na semana passada, a rede bitcoin chegou a cobrar R$ 65 por transação, o que causou uma tremenda confusão para os clientes da Steam, fazendo com que a loja revesse as cobranças dos usuários, solicitando transferência de valor adicional ou então, providenciando o reembolso para o comprador.

Em nota, a Steam comunicou "No futuro, é possível que reavaliaremos se o Bitcoin poderá atender às necessidades do Steam e de nossa comunidade corretamente. Faremos o melhor possível para corrigir a situação dos nossos usuários que foram impactados por algumas das situações listadas acima".

No entanto, diversos comentários com pedidos para que a Steam reavaliasse a ideia referente a outras criptomoedas, como a Lightcoin, IOTA e Ethereum. Mas até o momento, a Steam não se manifestou sobre os comentários.