A pouco tempo, em setembro deste ano, tivemos o caso do Pirate Bay que admitiu que estava através de códigos de programação específicos utilizando o poder de processamento do computador de seus visitantes para minerar moedas digitais como o bitcoin. Como podemos notar estes casos não são raros, mas não é um comportamento que se espera obter de um site governamental.

Site Portal Cidadão.SP estava minerando criptomoedas
Site governamental estava minerando criptomoedas

O desenvolvedor chileno Felipa Hoffa conseguiu identificar que o site Portal Cidadão.SP, página destinada a agrupar diversos serviços oferecidos pelo governo do estado de São Paulo havia adotado a prática de minerar criptomoedas. Isso mesmo, através de seu Twitter, Hoffa informou que bastava acessar o código-fonte da página para identificar o script Coinhive, que utiliza a CPU do visitante do site como uma fonte de mineração temporária da moeda Monero. A moeda é uma espécie de rival nesta função e tem a promessa de conseguir maior anonimato, dificultando o processo de identificação.

Com isso, quem acessa o portal passava a contar com lentidões em seus computadores, pois a atividade de mineração exige bastante da capacidade de qualquer processador.

O governo de São Paulo se manifestou dizendo que o problema já foi resolvido, algo que podemos confirmar através dos nossos próprios navegadores, pois o script do Coinhive foi removido do site.

"O Portal Cidadão.SP segue operando normalmente. Em razão de uma falha pontual já superada, o código fonte da referida página foi atualizado. A medida não resultou em prejuízos à prestação de serviço população".