O Dia de Finados está chegando, mas "os boletos para pagar" não tiram férias, não é mesmo? Saiba como os bancos e instituições financeiras irão funcionar no dia 2 de novembro e como fazer para pagar as contas neste feriado. Data advinda da Igreja Católica, o Dia de Finados é dedicado aos mortos e suas almas e é comemorado todo dia 2 de novembro.

Os bancos abrem no dia 2 de novembro?

Os bancos não abrem no feriado de Finados, dia 2 de novembro
Os bancos não abrem no feriado de Finados, dia 2 de novembro

Os bancos não irão funcionar durante o Dia de Finados, segundo a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos). Essa decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos, feriados oficiais de âmbito nacional, municipal ou estadual, exceto pontos facultativos ou outros casos de impossibilidade de acesso a agências físicas.

De acordo com a FEBRABRAN, as "contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 02/11 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte."

A Federação Brasileira de Bancos informa também que "nos dias 03 (quinta-feira) e 04 (sexta-feira) o atendimento ao público volta a ocorrer normalmente em todas as localidades que não tiverem feriados municipais."

Como fazer para realizar pagamentos durante o feriado

Funcionamento dos bancos e instituições financeiras durante o Dia de Finados. Fonte: Unsplash (Foto por nikohoshi)
Funcionamento dos bancos e instituições financeiras durante o Dia de Finados. Fonte: Unsplash (Foto por nikohoshi)

Para realizar o pagamento de contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento no dia 2 de novembro, será necessário utilizar o aplicativo de seu banco ou instituição financeira ou internet banking (sites de bancos). Os pagamentos feitos por boletos ou DOC pagos neste período só serão processados no dia 6 de novembro enquanto via TED deverá ser compensado no dia 03/11.

Geralmente, no caso de contas relacionadas ao estado (água, energia, gás etc.) e faturas de cartão de crédito, a data de vencimento é alterada para o próximo dia útil. Mas, caso queira pagar mesmo assim, você pode:

  • Antecipar o pagamento de contas e boletos e realizá-lo até quarta-feira (01/11).
  • Pagar através do Pix, pois trata-se de um meio de pagamento que funciona todos os dias da semana, 24h, mesmo em domingos e feriados.

Caso você viaje e não dispense a ida a uma agência bancária, consulte no site da FEBRABAN os endereços dos bancos de qualquer cidade em qualquer estado do país.

Porque será assim

Como o Dia de Finados é considerado feriado nacional de acordo com a lei 6.802/80, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) decidiu que as agências bancárias não irão abrir no dia 2 de novembro. A decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias feriados de âmbito nacional.

Sobre o Dia de Finados

Data advinda da Igreja Católica, o Dia de Finados é dedicado aos mortos e suas almas e é comemorado todo dia 2 de novembro. A reza aos mortos é feita pelos cristãos desde o século II quando visitavam os túmulos. No século V, a Igreja passou a dedicar um dia do ano para rezar por todos os mortos já esquecidos. Porém, no século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) passaram a obrigar a comunidade a dedicar um dia para rezar pelos mortos. Mas somente no século XIII foi definido que a data dedicada a prece pelos mortos seria no dia 2 de novembro, um dia após a Festa de Todos os Santos.