Ter cartões de crédito/débito clonados não é incomum, mas por vezes não sabemos onde foi que aconteceu a clonagem. Felizmente, os bancos digitais criaram um recurso que possibilita que o usuário descubra qual loja ou serviço clonou o cartão de crédito/débito. Veja essa dica para que você possa realizar compras em qualquer lugar com tranquilidade, sem preocupações de ter o cartão clonado.

Meu cartão foi clonado. O que fazer?

Dica para descobrir onde o seu cartão de crédito e/ou débito clonado teve seus dados vazados. Fonte: Vitor Valeri
Dica para descobrir onde o seu cartão de crédito e/ou débito clonado teve seus dados vazados. Fonte: Vitor Valeri

Recentemente eu tive a experiência de ter meu cartão clonado. No meu caso, felizmente o banco Nubank bloqueou de forma automática o cartão e impossibilitou que a compra não autorizada fosse efetuada. Mas, há casos em que esse bloqueio não acontece automaticamente, então o usuário deve imediatamente bloquear seu cartão após perceber a tentativa de uso indevido de seu cartão.

A maneira mais fácil e prática para bloquear o cartão de crédito/débito clonado é através do aplicativo para celular do banco. Caso não tenha acesso ao app, tente ligar para o SAC (serviço de atendimento ao cliente) do cartão ou vá até a agência da empresa responsável pelo seu cartão. Felizmente, o telefone e o e-mail para contato geralmente vêm impresso nos cartões, facilitando assim o acesso rápido à informação.

Após entrar em contato com o banco e bloquear seu cartão de crédito/débito físico clonado, o procedimento padrão é enviarem um novo. Mas enquanto o novo cartão não chega, você já pode aplicar a dica que daremos a você agora para descobrir exatamente onde o seu cartão teve os dados "vazados" e foi clonado.

Como descobrir onde os dados do seu cartão clonado foram utilizados?

Descobrindo onde os dados do cartão de crédito/débito foram clonados. Fonte: unsplash (Foto por rupixen)
Descobrindo onde os dados do cartão de crédito/débito foram clonados. Fonte: unsplash (Foto por rupixen)

Embora apareça uma breve descrição de lojas ou serviços onde foram realizadas compras sem autorização com o seu cartão clonado, não quer dizer que o culpado seja o estabelecimento onde o pedido foi feito. A solução para que você possa localizar com mais precisão onde os dados do seu cartão clonado foram utilizados é um recurso relativamente recente que os bancos digitais oferecem: os cartões virtuais de crédito/débito. Mas não basta criar um deles e está resolvido, pois você ainda não conseguirá dizer onde ocorreu o "vazamento" de dados.

A melhor forma de descobrir onde os dados do cartão clonado foram "vazados" e utilizados sem sua autorização é criando um cartão virtual para cada assinatura ou compra de produtos e serviços online. O motivo para isso é que não se sabe o nível de segurança do site onde se compra e muito menos ter ciência de quando ele foi invadido por hackers, criminosos que podem invadir os sistemas das lojas online e roubam dados sensíveis dos clientes.

Ao criar um cartão para cada assinatura ou compra de um produto ou serviço online, ficará mais fácil de localizar o possível responsável pelo uso indevido dos dados ou saber qual site sofreu um vazamento de informações devido a uma invasão de cibercriminosos (hackers).

Não quero criar muitos cartões virtuais. O que fazer?

É fato que hoje temos assinaturas de diversos serviços, principalmente de streaming, além de comprar em dezenas de lojas online. Criar um cartão virtual para cada compra pode acabar tornando a experiência ruim, pois você pode ficar confuso ao administrar tantos deles. Para atenuar esse problema, você pode:

  • Criar um cartão virtual para cada categoria de compra como, por exemplo, um para serviços de streaming.
  • Determinar uma data em que o cartão virtual irá "expirar". Embora não seja possível escolher literalmente quando isso irá ocorrer, você pode deletá-lo a cada um mês ou até mesmo a cada uma semana, trocando por um novo cartão virtual.

Como criar um cartão virtual no app Nubank?

Para criar um cartão virtual no aplicativo do Nubank, basta seguir o passo a passo abaixo.

Passo 01: Abra o aplicativo Nubank e selecione "Meus cartões".

Passo 01 - Criando um cartão virtual no aplicativo Nubank. Fonte: Vitor Valeri
Passo 01 - Criando um cartão virtual no aplicativo Nubank. Fonte: Vitor Valeri

Passo 02: Na tela "Meus cartões", toque na opção "Criar cartão virtual".

Passo 02 - Criando um cartão virtual no aplicativo Nubank. Fonte: Vitor Valeri
Passo 02 - Criando um cartão virtual no aplicativo Nubank. Fonte: Vitor Valeri

Passo 03: Aparecerá uma tela descrevendo para que serve o cartão virtual. Selecione o botão "Criar cartão virtual".

Passo 03 - Criando um cartão virtual no aplicativo Nubank. Fonte: Vitor Valeri
Passo 03 - Criando um cartão virtual no aplicativo Nubank. Fonte: Vitor Valeri

Passo 04: Logo abaixo da pergunta "Como você quer chamar esse cartão", escreva um nome com até 20 caracteres para identificação do cartão virtual.

Passo 05: Selecione o botão "Criar cartão virtual".

Passo 04 e 05 - Criando um cartão virtual no aplicativo Nubank. Fonte: Vitor Valeri
Passo 04 e 05 - Criando um cartão virtual no aplicativo Nubank. Fonte: Vitor Valeri

Clonaram o meu cartão. Posso utilizar meu cartão virtual para compras em lojas físicas?

Sim, é possível utilizar cartões virtuais para realizar compras em lojas físicas através da tecnologia NFC dos telefones e smartwaches. Para isso, basta que o cartão virtual de crédito/débito do seu banco seja compatível com o Google Pay, Apple Pay ou Samsung Pay.

Quais bancos permitem a criação de cartões virtuais?

Segundo a Serasa, sociedade criada por iniciativa da FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) com o objetivo de prestar serviços auxiliares para os bancos, os bancos que permitem a criação cartões virtuais são:

  • Banco do Brasil
  • Banco Original
  • Bradesco
  • Caixa
  • Itaú
  • NuBank
  • Santander