O Nubank é o banco com menos reclamações no ranking do Banco Central do Brasil (BCB). No dia 20 de outubro, o BCB publicou o "Ranking de Reclamações" de bancos, instituições financeiras e institutos de pagamentos do 3º trimestre de 2022, onde o Nubank ficou em último lugar (15º) na classificação, ou seja, ele foi o que menos os clientes reclamaram sobre algo.

O Ranking de Reclamações do Banco Central do Brasil avalia "bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos cooperativos, bancos de investimento, filiais de bancos comerciais estrangeiros, caixas econômicas, sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI), instituições de pagamento e administradoras de consórcio". As informações sobre reclamações registradas são classificadas como "reguladas procedentes", "reguladas - outras" e "não reguladas" (confira o que significa cada uma aqui).

Como é calculado o índice de reclamações de bancos e instituições financeiras pelo BCB

O Ranking de Reclamações do Banco Central do Brasil (BCB) utiliza um índice de reclamações para determinar a performance dos bancos e instituições financeiras. Para calculá-lo é utilizado o número de "reclamações reguladas procedentes" vezes um milhão dividido pelo número de clientes.

Ranking de Reclamações de bancos e instituições financeiras do 3º trimestre de 2022

Nubank é o banco/instituição financeira com menor índice de reclamações no ranking do Banco Central do Brasil (BCB). Fonte: Oficina da Net
Nubank é o banco/instituição financeira com menor índice de reclamações no ranking do Banco Central do Brasil (BCB). Fonte: Oficina da Net

No terceiro trimestre de 2022, o Ranking de Reclamações de bancos e instituições feito pelo BCB (Banco Central do Brasil) mostra que o BTG Pactual/Banco Pan é o conglomerado líder em reclamações, enquanto o Nubank foi o que atingiu o menor índice de reclamações. Quanto maior o índice aqui, pior é a performance do banco ou instituição financeira, pois é sinal de que existem diversos pontos na entrega do serviço aos clientes que precisa ser melhorado.

Banco Índice Reclamações Clientes
BTG Pactual/Banco Pan 76,4 1559 20.473.165
C6 Bank 50,18 1070 21.320.772
BMG 46,87 542 11.561.565
Inter 36,81 782 21.243.511
Satander 28,81 1740 60.961.566
Bradesco 25,18 2564 101.788.328
Mercado Crédito 22,21 875 39.392.090
Votorantim 20,82 293 14.072.909
Pagbank - Pagseguro 19,73 512 25.948.408
Original 17,35 732 42.173.653
Caixa Econômica Federal 17,19 2550 148.308.904
Neon 15,59 239 15.325.349
Itaú 14,4 1375 95.481.328
Banco do Brasil (BB) 12,64 930 73.557.524
Nubank 9,76 633 64.841.518