Atualmente quase todos os serviços financeiros estão ao alcance das nossas mãos, com poucos cliques, nos nossos smartphones. Porém, essa facilidade em fazer transações também causa certa preocupação, já que no caso de um roubo, pode ser muito fácil de perder dinheiro.

Pensando em situações como essas, o Nubank anunciou nessa quinta-feira, 13 de outubro uma nova funcionalidade em seu aplicativo: o Modo Rua. Sabe a função "Modo Avião", que serve para limitar o funcionamento dos celulares de forma rápida e fácil? Então, o Modo Rua, terá o mesmo princípio, porém, relacionado às finanças.

Quer entender melhor como vai funcionar? Veja abaixo.

Modo Rua do Nubank; entenda como vai funcionar

Nubank MODO RUA

Por meio do Modo Rua, com poucos cliques, os clientes vão poder definir um limite de transações Pix, de transferências e de pagamentos de boletos toda vez que saírem de casa, garantindo assim uma camada extra de proteção às suas contas e cartões.

Segundo o Nubank, a função poderá ser ativada com praticidade, mas ela virá também com um sistema inteligente que reconhecerá uma rede wi-fi segura para ativar e desativar a função. Essa rede wi-fi deverá ser configurada pelo cliente, ou seja, será de escolha dele.

Por enquanto, o Modo Rua vai funcionar para transações via Pix, TED ou pagamento de boletos. Em breve, porém, outras funções como pedir por um empréstimo e realizar uma compra no cartão também serão incorporadas à ferramenta.

O Nubank destaca que essa nova função do aplicativo vem para se somar a outros mecanismos de segurança que já são oferecidos no app, como aviso de golpe, autenticação multifatorial, modelos de inteligência artificial e análise preditiva de riscos.

Como ativar o Modo Rua no app do Nubank?

Para ativar o Modo Rua no app do Nubank, basta definir um limite de gastos fora de casa e uma rede de wi-fi segura. Depois de ativado, sempre que o cliente Nubank estiver fora dessa rede segura, ele irá bloquear transações que excederem o limite que você estipulou.

E tudo será feito de forma automática e sem complicações, ou seja, o cliente só vai precisar configurar o aparelho uma única vez para que a ferramenta funcione sempre. Não é necessário ativar ou desativar após voltar para casa. Toda vez que ele se reconectar à rede segura, ele desabilita o Modo Rua sem que seja necessário fazer qualquer coisa.

O Nubank também destacou que em breve, também será possível definir mais de uma rede de wi-fi segura para o seu dispositivo, como no trabalho ou na casa de familiares e amigos. Assim, o app também saberá quando você está nos lugares indicados.

E se precisar fazer uma transferência mais alta?

Para fazer transações acima do limite estabelecido, será necessário fazer um reconhecimento facial dentro do app do Nubank. Ele é uma espécie de "prova de vida" capaz de indicar que é o cliente mesmo que está lá no momento.

Com o reconhecimento facial, não adianta fazer uma foto da foto, ou subir imagem da galeria na plataforma - se não é você com o rosto na câmera, não vai funcionar. Isso significa que, caso o seu celular seja roubado ou furtado, mesmo que a pessoa tenha a sua senha, ela não vai conseguir fazer transações acima desse limite.

O Modo Rua já está disponível?

Por enquanto, o Modo Rua é uma ferramenta em fase de testes e por isso será liberada aos poucos aos clientes enquanto são finalizados os testes necessários.

Mas se você é cliente Nuabank, não se preocupe pois assim que ele for liberado, você será avisado. É importante, porém, manter o app atualizado.

Fonte: Poupar Dinheiro;