O banco Santander anunciou que irá impedir que seus clientes façam compras em lojas virtuais (tanto em sites nacionais quanto internacionais) utilizando o cartão físico, que até então poderia ser utilizado para comprar em estabelecimentos físicos ou durante pedidos on-line em diversas plataformas. Segundo a instituição bancária, a medida visa trazer mais segurança para os clientes, com isso evitando que o usuário insira seus dados em uma loja não confiável.

O impedimento começará a partir da próxima segunda-feira, 11 de janeiro. A orientação é de que os usuários utilizem o cartão virtual em compras pela Internet, sendo possível gerá-lo gratuitamente utilizando o aplicativo Santander Way, em que é possível visualizar o extrato de transações, pagar faturas e gerenciar o cartão.

Atualize seus serviços

Caso você utilize os dados do seu cartão físico para pagar serviços como Netflix, Disney Plus ou iFood será preciso acessar às configurações e inserir novamente os dados para pagamento com cartão virtual. Se a alteração não for feita o serviço não será renovado, com isso ocasionando o cancelamento da assinatura.

Cartão virtual

O aplicativo Santander Way é instável, ou seja, talvez seja preciso mais de uma tentativa para gerar o seu cartão virtual. Além disso, é preciso que você tenha o 'ID Santander' ativado no seu smartphone ou não será possível executar várias funções do aplicativo, dentre elas o cartão on-line.

1. Abra o aplicativo e no menu principal toque sobre a opção 'Cartão online';
2. Aguarde enquanto o ID Santander é validado;
3. Copie os dados do seu cartão virtual.

Cartão virtual. Foto: Printscreen.
Cartão virtual. Foto: Printscreen.

Dica:

O ID Santander pode ser desbloqueado em um caixa eletrônico do banco! Para isso é preciso levar seu smartphone (necessário conexão com à Internet)!

Fonte: Santander.