A Tronsmart Bang foi lançada em janeiro de 2022, mas pude testá-la somente agora. Surpreendentemente achei este modelo melhor que a Bang SE, lançada em novembro de 2022. Tanto sua construção quanto seu som me pareceram superiores comparado à Bang SE, como você poderá ver ao longo deste review da caixa de som Bluetooth Tronsmart Bang. Abaixo, confira a nossa análise completa da Tronsmart Bang.

Como é a qualidade de construção da Tronsmart Bang?

A forma como foram escolhidos os materiais da Tronsmart Bang me agradou mais comparado à Bang SE. O motivo foi a utilização de tecido trançado ao invés de uma grade feita em metal, que foi o material escolhido para a Bang SE.

Análise da caixa de som Bluetooth Tronsmart Bang. Fonte: Vitor Valeri
Análise da caixa de som Bluetooth Tronsmart Bang. Fonte: Vitor Valeri

Em minha opinião, o tecido trançado traz um toque melhor e um aspecto mais premium à Tronsmart Bang. Embora ele suje com o tempo, sua cor é preta e é possível lavá-lo.

Como esta caixa de som possui certificação IPX6, que atesta sua resistência à água e poeira, não há problema em limpá-la utilizando água e sabão. Eu já lavei, uma caixa Bluetooth que possui tambem tecido e continuou funcionando sem nenhuma anormalidade.

A qualidade do plástico utilizado na carcaça da Bang é a mesma do escolhido para a Bang SE. Ou seja, me passou tambem a sensação de robustez, solidez, como comentei no review da Bang SE.

A Tronsmart Bang tem bom nível de portabilidade?

Embora seu corpo seja compacto, a forma como a Bang é apoiada na superfície não me agrada tanto. Gostei mais da solução trazida pela Tronsmart T7, onde a caixa fica apoiada verticalmente ao invés de horizontalmente, pois desta forma o espaço ocupado em uma mesa é consideravelmente menor.

Alça em plástico da caixa de som Bluetooth Tronsmart Bang. Fonte: Vitor Valeri
Alça em plástico da caixa de som Bluetooth Tronsmart Bang. Fonte: Vitor Valeri

Como é a duração de bateria da Tronsmart Bang?

Confesso que após ultrapassar o tempo de 8h de reprodução contínua, acho que o produto de áudio já tem uma boa duração de bateria. No caso da caixa Bluetooth Tronsmart Bang, que dura 15 horas em volume moderado, pude desfrutar sem problemas em todas as ocasiões em que a usei.

Para recarregar completamente a bateria da Bang, caso ela esteja "zerada", levará 4 horas e 30 minutos, que é um tempo considerável a meu ver, caso você planeje utilizá-la novamente em menos de um dia. Por conta disso, recomento lembrar disto ao organizar um evento para que não haja problemas.

É possível equalizar manualmente a Tronsmart Bang?

Sim, após a atualização do firmware da Tronsmart Bang, aparecerá na guia do Equalizador a opção "customize" ("customizar"). Notei que o som do preset "SoundPulse" já possibilita uma qualidade de som mais agradável que o "default", que entrega uma apresentação mais escura, apagada, como eu explico mais à frente.

Caixa de som Bluetooth Tronsmart Bang. Fonte: Vitor Valeri
Caixa de som Bluetooth Tronsmart Bang. Fonte: Vitor Valeri

Tronsmart Bang: Como é a qualidade de som da caixa?

Tive uma grata surpresa em encontrar uma caixa da Tronsmart em que a reprodução dos agudos não me incomode tanto. Até então, a única que chegou perto disso foi a T7, como você pode conferir em meu review dela.

A Tronsmart Bang não reproduziu com estridência os agudos na maioria das músicas que selecionei para testar a caixa de som. Entretanto, percebi que em certas faixas onde há muita atividade nos agudos, o som embolou um pouco e sofreu uma certa perda de definição, algo que não aconteceu na Tronsmart Bang Max, avaliada tambem no Oficina da Net.

Seu desempenho nas altas frequências (agudos) em músicas com poucas fontes de som como, por exemplo, de quartetos de jazz (exemplo: album Take Five do Dave Brubeck). O som dos pratos da bateria me pareceu com uma definição interessante, considerando o preço desta caixa.

Sem ativar o recurso "SoundPulse", que aplica uma equalização com o objetivo de melhorar a qualidade de som da caixa, os médios me pareceram recuados e a transição dos agudos apresentava um vale, pois o som das vozes e dos instrumentos de corda perdiam sua presença e eram invadidos pelos graves.

Botão do recurso SoundPulse identificado como S P na caixa de som Bluetooth Tronsmart Bang. Fonte: Vitor Valeri
Botão do recurso "SoundPulse" identificado como "S P" na caixa de som Bluetooth Tronsmart Bang. Fonte: Vitor Valeri

Para habilitar o "SoundPulse", basta pressionar o botão "S P" na caixa de som. Pessoalmente, preferi ele ativado, algo que eu tendia a deixar desativado em outros modelos da Tronsmart.

Indo para os graves, achei que há um bom impacto ("punch") e definição. Felizmente eles não são inchados, volumosos de forma excessiva. Percebi que a Bang entrega um controle melhor das frequências baixas (graves) ao ativar o "Sound Pulse", colaborando mais uma vez para deixar a equalização desenvolvida pela Tronsmart ativada.

O palco sonoro da Bang é honesto e condizente com o seu tamanho. É importante mencionar que esta caixa possui um par de tweeters para a reprodução dos agudos e um par de mid-woofers para dos médios e dos graves, possibilitando uma performance interessante, embora ainda fique atrás da Bang Max, que já é uma caixa de 3 vias e utiliza 2 tweeters, 2 mid-tweeters e 2 woofers.

A Tronsmart Bang é resistente à água?

Embora a Tronsmart fale que a Bang tenha certificação IPX6, eu não cheguei a testar de fato sua resistência a água. Entretanto, creio que de fato ela seja resistente, pois seu tecido trançado é muito denso e seus botões são inteiramente emborrachados. Além disso, a porta USB é protegida por uma tampa de borracha.

Proteção das conexões feita por uma placa de borracha na traseira da caixa de som Bluetooth Tronsmart Bang. Fonte: Vitor Valeri
Proteção das conexões feita por uma placa de borracha na traseira da caixa de som Bluetooth Tronsmart Bang. Fonte: Vitor Valeri

Conclusão

A caixa de som Bluetooth Tronsmart Bang é um excelente custo-benefício a meu ver devido à sua qualidade de som e construção. Ela custa hoje cerca de R$ 680 no AliExpress e é enviada já dentro do Brasil. Você pode comprá-la através da loja oficial da Tronsmart no AliExpress através deste link.