A transmissão de áudio através do Bluetooth pode influenciar consideravelmente no som dos fones de ouvido. Dependendo do codec de áudio Bluetooth e o hardware dos dispositivos, pode haver "engasgos" no som durante a reprodução de uma música ou então uma queda brusca na qualidade de áudio. Isso acontece devido às instabilidades na transmissão de dados do dispositivo móvel (mobile) para os fones de ouvido Bluetooth.

O que causa a instabilidade na transmissão do áudio via Bluetooth?

Influências do Bluetooth no som durante a transmissão de dados sem fio (wireless). Fonte: Vitor Valeri
Influências do Bluetooth no som durante a transmissão de dados sem fio (wireless). Fonte: Vitor Valeri

O fluxo de transmissão de dados via Bluetooth pode sofrer instabilidades dependendo da distância entre os dispositivos, o nível de poluição de rádio frequência (RF) de 2,4GHz no ambiente e o bitrate mínimo a ser sustentado para a reprodução de uma música. Além disso, dependendo do codec de áudio Bluetooth utilizado e do chipset implementado no celular, tablet ou outro dispositivo móvel, pode haver dificuldades para manter o sinal com uma boa consistência.

Na tentativa de obter a melhor estabilidade possível, a Qualcomm criou um codec de áudio Bluetooth chamado aptX Adaptive, que é capaz de alterar a taxa de transferência de dados (bitrate) em tempo real, podendo variar entre 279kbps e 420kbps. Mas devido a busca pela qualidade de áudio cada vez maior por parte dos consumidores, a empresa decidiu lançar o codec Bluetooth aptX Lossless, que atinge um bitrate maior que o LDAC da Sony (990kbps), chegando a 1MBps e ainda é capaz de variar entre 140kbps e 1000kbps para manter o sinal estável dependendo da distância entre os dispositivos e o nível de poluição de rádio frequência (RF).

Qual o significado disso na prática?

Na prática, você terá problemas de falhas no áudio da música ou piora na qualidade sonora quando houver uma distância entre o celular e o fone de ouvido Bluetooth suficiente para que não seja possível manter uma transmissão de dados mínima para um determinado nível de bitrate exigido pelo chipset (hardware) e codec Bluetooth utilizado pelo smartphone.

Se o ambiente onde se está possui um grande nível de poluição de rádio frequencia (muitas pessoas usando fones Bluetooth e diversos roteadores Wi-Fi), a distância máxima suportada pelo fone de ouvido será consideravelmente menor do que a declarada pelo fabricante, pois o sistema tentará manter a estabilidade do sinal a todo custo.

Já no caso de um ambiente sem muitos emissores de rádio frequência, é possível obter o máximo que o codec Bluetooth oferece, caso o seu smartphone tenha suporte a ele. É importante lembrar que tanto o dispositivo reprodutor (exemplo: celular, tablet, notebook) quanto o fone de ouvido Bluetooth devem possuir suporte a determinado codec para utilizá-lo.

Para contornar este problema de estabilidade do sinal, o ideal é que você mantenha sempre o dispositivo responsável pela reprodução da música próximo de você. Ou seja, ao ir em lugares com um grande nível de poluição de rádio frequência como, por exemplo, na academia ou no metrô, tente manter o celular no seu bolso o em sua mochila, pois assim a chance de haver falhas na transmissão do áudio será menor.

E em jogos? Há alguma influência?

Para manter a qualidade de áudio em jogos a situação fica ainda pior, pois o Bluetooth não possui banda o suficiente para manter um bom nível de fluxo para receber os dados de áudio e enviar o sinal do microfone do fone de ouvido sem fio, conforme expliquei neste artigo. Além disso, ainda há o problema da latência, que é desejável que seja baixa em jogos competitivos.

Para obter uma latência baixa, os codecs de áudio Bluetooth são desenvolvidos para aplicar uma compactação e degradação do arquivo original. O processamento de cada celular, para realizar o envio de um arquivo de áudio via Bluetooth, pode variar e isso também afetará a latência (entenda o porquê aqui). Além disso, quanto maior o bitrate