O Zenfone 8 será apresentado no próximo dia 12, e enquanto não chega, mais detalhes são revelados na rede sobre a próxima geração de flagships da ASUS. Recebemos a informação de que esta linha deve ser anunciada com três modelos, em vez de dois como era esperado. Agora, a informação é de que eles serão os primeiros a contar com resistência à água.

A confirmação da novidade veio pelo Twitter oficial da ASUS em que compartilhou um pequeno teaser do recurso disponível nos próximos modelos da gigante taiwanesa. Confira;

A certificação IP68 é a forma mais eficiente de garantir resistência a água e poeira, sendo um dos grandes destaques da linha Zenfone 8. Desde o lançamento dos primeiros modelos de celular da empresa em 2005, pela primeira vez este recurso estará incluso no pacote. Eles até possuíam um design que podia suportar respingos e outros atritos, mas o Zenfone 8 será o primeiro a garantir de forma oficial.

Grande em desempenho, compacto em tamanho

Outro detalhe do tweet e que chamou a nossa atenção foi o destaque para as tags que podem ser traduzidas como "grande em desempenho" e "compacto em tamanho". Alguns rumores já vinham sendo ventilados na rede indicando que teremos um modelo compacto, isto é, menor do que o tradicional apresentado nas linhas anteriores.

Algumas fontes acreditam que serão três diferentes dispositivos, sendo a versão padrão, a edição Pro e um novo modelo de tamanho compacto. Outras sugerem que haverá apenas dois modelos, sendo a variante compacta assumindo o posto de versão padrão e o Zenfone 8 Pro com um hardware mais robusto e tela maior.

De qualquer forma, é difícil entender qual a estratégia da ASUS, já que hoje em dia existem poucos adeptos a smartphones pequenos. Um exemplo bem atual é o fracasso de vendas do iPhone 12 Mini, o que tem feito a Apple reconsiderar seus conceitos, podendo até mesmo cancelar a produção de modelos compactos nas próximas gerações de iPhones.

A ASUS pode querer apostar de uma forma diferente, produzindo mais unidades da variante Pro e "forçando" os fãs e consumidores em geral a adquirir a edição mais completa, mas ainda é cedo para afirmar isso.

O que esperar da linha Zenfone 8?

Ainda com a incógnita de quanto modelos realmente teremos, o que já foi confirmado em teaser e flagrantes anteriores é que a ASUS aposentou o tão querido sistema de câmera flip, tecnologia que permitia utilizar o mesmo pacote de câmeras traseiras em selfies.

Teaser revela que não teremos o sistema de câmera flip no Zenfone 8. (Imagem: Reprodução / ASUS)
Teaser revela que não teremos o sistema de câmera flip no Zenfone 8. (Imagem: Reprodução / ASUS)

Até agora, o que foi divulgado é que ele virá com o tradicional furo na tela para abrigar a câmera frontal, assim como o teaser revela, tornando o design do aparelho mais próximo do convencional, sem nada muito inovador. Esse pode ser um dos motivos para finalmente termos a certificação IP68 contra água e poeira.

Por enquanto, as únicas certezas que temos é que eles serão integrados com o poderoso processador Snapdragon 888 e que sua data de lançamento está programada para 12 de maio. Fique ligado no Oficina da Net para mais detalhes!