Muitas especulações já têm sido ventiladas na rede em torno do Zenfone 8, próxima linha de flagships da ASUS. Na última semana, por exemplo, o modelo padrão da série foi visto em benchmark realizado pelo Geekbench e comprovando a presença do processador Snapdragon 888, o mais poderoso e completo do mercado atualmente.

A novidade agora fala mais sobre a tão aguardada data de lançamento que, de acordo com fontes ligadas a empresa, será anunciado no dia 12 de maio. Além disso, as informações passadas pelo Geekbench são agora confirmadas pelo MySmartPrice, que nos dá uma melhor ideia sobre o que esperar do modelo cujo código de referência é ASUS_I006D.

Dois é bom, três é demais

A principal revelação é a confirmação de três modelos para a linha Zenfone 8. Além da edição padrão e a versão Pro, a série virá acompanhada por um terceiro modelo compacto com a alcunha de Zenfone 8 Mini.

Além do tamanho da tela e do dispositivo em si, ainda não está claro qual a diferença entre os três modelos, já que aparentemente todos eles virão com o processador Snapdragon 888 debaixo do capô. Alguns rumores vão ainda mais longe e especulam uma configuração de 16GB de memória RAM no modelo compacto, o que nos deixa com uma pulga atrás da orelha em relação ao modelos mais parrudos.

Convite de lançamento mostra o provável tamanho do Zenfone 8 Mini. (Imagem: Reprodução / Phone Arena)
Convite de lançamento mostra o provável tamanho do Zenfone 8 Mini. (Imagem: Reprodução / Phone Arena)

O mais curioso é saber que a ASUS quer investir em um modelo compacto enquanto a curva do mercado segue para outra direção totalmente contrária. Os números mostram que o público em geral têm optado por adquirir modelos com telas maiores, justamente por serem ideias para reprodução de entretenimento como filmes, séries e jogos.

Um dos exemplos de fracasso recente é os modelos Mini dos smartphones da Apple. Por conta da baixa procura por iPhones compactos, a Maçã pretende encerrar a produção desses modelos em um futuro não muito distante.

Parece que também é cedo para sugerir a provável ficha técnica dos aparelhos, mas de acordo com informações mais recentes, o principal destaque desta série está na câmera integrada na traseira com o sensor principal Sony IMX686 de 64MP e um novo sensor Sony IMX663. Além disso, teremos também uma tela OLED com taxa de atualização de 120Hz e resolução FullHD+.