Em 2020, a Asus não apareceu muito nas listas de lançamentos, e os dispositivos que chegaram às lojas neste ano foram o Zenfone 7 e ROG Phone 3, ambos aparelhos que ainda não rodam a versão mais atual do Android. Para começar o cronograma de atualização, a Asus começou a disponibilizar uma versão estável para o Zenfone 6, lançado em 2019.

Esse smartphone foi anunciado pela fabricante em maio do ano passado, e esta atualização para o Android 11 fecha a lista de grandes atualizações para esse dispositivo. O firmware vem com o número de compilação 18.0610.2011.107 e inicialmente está disponível apenas para sua terra natal, Taiwan. No decorrer dos próximos meses, a atualização deve chegar aos demais países, e abrirá a sequência de atualizações para outros dispositivos da empresa.

O que há de novo?

A versão do Android 11 para o Zenfone 6 traz muitas melhorias e novos recursos, como controles de mídia da barra de notificação, gravador de tela, menu de botão de energia, conversas em bolhas, permissões temporárias, Android Auto sem fio, histórico de notificações etc, além de melhorar a estabilidade do sistema em si.

Essa atualização também apresenta um novo design do sistema ZenUI, que tem agora a função de gestos em tela cheia mesmo com launchers de terceiros.

E os demais aparelhos Asus?

Até esse momento, a empresa não compartilhou nenhum cronograma oficial de lançamento da versão do sistema para os seus dispositivos, assim como outras fabricantes fizeram e já estão colocando em prática.

A única boa notícia, é que a Asus realizou testes do Android 11 rodando em seus aparelhos e confirmou que não há grandes bugs, o que indica que não deve demorar muito para o Zenfone 7 e ROG Phone 3 também receberem a atualização. De acordo com rumores, isso pode acontecer já nas próximas semanas, então vale a pena ficar ligado.