Como usar miniaturas nos posts do WordPress

Aprenda como usar miniaturas no WordPress. Foi implementado, na versão 2.9 do WordPress, o Post Thumbnails, funcionalidade que permite usar miniaturas para os posts e páginas. Antes era possível fazer uso miniaturas, porém não existia nada de padrão na ferramenta de publicação, sendo a principal forma de uso através de campos personalizados.

Por | @ronniroriz Softwares

Foi implementado, na versão 2.9 do WordPress, o Post Thumbnails, funcionalidade que permite usar miniaturas para os posts e páginas. Antes era possível fazer uso miniaturas, porém não existia nada de padrão na ferramenta de publicação, sendo a principal forma de uso através de campos personalizados.

Para fazer uso dessa nova funcionalidade, devemos antes ativá-la no arquivo functions.php do seu tema, para tanto use o código abaixo, o qual verifica se a versão do seu WordPress suporta tal funcionalidade, caso o retorno seja verdadeiro, adiciona no tema o suporte ao Post Thumbnails.

if (function_exists('add_theme_support')):
	add_theme_support('post-thumbnails');
endif;


Você pode restringir o uso das miniaturas aos posts ou páginas, como pode de ser visto no código a seguir:
add_theme_support( 'post-thumbnails', array( 'post' ) ); // Para posts
add_theme_support( 'post-thumbnails', array( 'page' ) ); // Para páginas


É possível configurar um tamanho padrão para as miniaturas, através do código seguinte, onde os dois primeiros parâmetros especificam o tamanho da miniatura e o true define o corte da imagem.
set_post_thumbnail_size( 50, 50, true );


Também podemos configurar tamanhos diferentes para as miniaturas, pois muitas vezes desejamos visualizar a miniatura em tamanho diferente no decorrer do tema, veja um exemplo de código que realiza essa configuração.
add_image_size('destaque', 300, 200, true);


Agora para mostrar as miniaturas no tema devemos chamar função the_post_thumbnail, da seguinte forma:
the_post_thumbnail();


A função anterior apresenta a miniatura em seu tamanho padrão, para mostrar os tamanhos personalizados temos que adicionar um parâmetro na mesma, contendo nome definido para o tamanho personalizado.
the_post_thumbnail('destaque');


Agora ficou muito mais fácil de trabalhar com miniaturas no WordPress, corra e experimente essa nova funcionalidade.

Mais sobre: wordpress, dicas
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.