Webmarketing: Transformando dados em informação

Tanto em minhas palestras, como na aula de Pós Graduação em Marketing Digital, eu uso um slide para mostrar aos alunos que para nós, de planejamento

Por Marketing Digital Pular para comentários

Tanto em minhas palestras, como na aula de P?s Gradua??o em Marketing Digital, eu uso um slide para mostrar aos alunos que para n?s, de planejamento, um dos conceitos mais importantes dentro do processo de planejamento ? transformar dados em informa??o. Mas como isso?

O meu primeiro slide (slideshare.net/felipemorais2309) ? um panorama geral do mercado digital no Brasil, onde mostro por exemplo que temos 78 milh?es de internautas no Brasil (segundo o Ibope de Dezembro de 2010) ou que temos 202 milh?es de celulares ativos (dados da Anatel de Dezembro de 2010).

Para n?o me estender muito, fiquemos nesses exemplos, entretanto o que passei aqui foram dados. 78 milh?es de usu?rios s?o dados. Transformar isso em uma informa??o relevante, n?o tem software. Recolhimento de dados tem software, a transforma??o n?o. Isso ? algo nosso, do planejamento, essa ? a parte de intelig?ncia em planejamento que devemos aplicar.

O dado de Internet vai permear 100% das a?es, por mais que queiramos atingir nichos ? e a web ? poss?vel atingir one-to-one ? esse dado estar? presente em todos os planos, mas e o n?mero de celulares? Se a minha estrat?gia para a marca X ? estar presente no Twitter, vale a pena entender o n?mero de celulares no Brasil? Talvez sim, talvez n?o. Sim, pois as pessoas entram na ferramenta via celular, n?o se a estrat?gia analisar que o sucesso da a??o ser? o n?mero de pessoas se tornando seguidores independentemente da plataforma em que se entra no Twitter da marca.

Essa an?lise de entender se um dado ? interessante para a estrat?gia ? o momento em que usamos a intelig?ncia do planner e transformamos esses dados em algo que seja relevante, ou seja, uma a??o baseada em pesquisas/dados levantados.

Lembrando, que ? extremamente importante embasar cada estrat?gia. Olhar para o papel e dizer ?essa a??o vai dar certo porque eu acho que ? legal? ? dar um tiro no p?. N?o ache que a a??o ? legal, prove que a a??o ? interessante e vai gerar algum tipo de retorno a marca, de prefer?ncia, em vendas.

Em resumo, dados s?o n?meros que levantamos com diversas ferramentas como Ibope, Marplan, TGI, ComScore entre outras, mas pegar esses dados, analisar, transform?-los em algo relevante que possa n?o apenas embasar como tamb?m gerar uma estrat?gia, isso ? algo que s? a intelig?ncia do planner ? poss?vel.

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Felipe Morais
Felipe Morais Publicitário, palestrante, professor, autor e blogueiro. Autor do livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL. Professor de Planejamento Estratégico Digital Pós-Graduação de Marketing Digital da Faculdade Impacta de Tecnologia
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