O que é insight do planejamento?

O profissional de planejamento estratégico digital, que nesse artigo vou chamar de planner (outra denominação da nossa profissão) tem inúmeras funções dentro do processo de planejamento de um projeto, seja ele no âmbito digital ou no offline.

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O que é insight do planejamento?

O profissional de planejamento estrat?gico digital, que nesse artigo vou chamar de planner (outra denomina??o da nossa profiss?o) tem in?meras fun?es dentro do processo de planejamento de um projeto, seja ele no ?mbito digital ou no offline.

Quando um planner recebe o brief do atendimento, ele tem uma miss?o muito maior do que simplesmente ler o brief, pesquisar sobre a marca, analisar o comportamento do consumidor; o planner tem a miss?o de inspirar a cria??o, mas repito, inspirar e n?o criar! Deixemos o trabalho criativo para os profissionais da ?rea onde no Brasil temos excelentes profissionais.

Quando o planner vai passar o seu conceito, a sua estrat?gia de comunica??o para a cria??o, n?o adianta chegar com n?meros como "73% das pessoas compram pela web, 64% compram 2 vezes ao ano" n?o ? isso que o criativo quer saber, como j? ouvi de v?rios "n?meros s?o coisas para planners e m?dias. Queremos saber do resultado final". Continuando no exemplo dos n?meros acima (que s?o n?meros aleat?rios para usar o exemplo desse artigo) n?s, planners, o usamos para defender nossa estrat?gia para nossos chefes e cliente.

A cria??o precisa que n?s, em primeiro lugar que mostremos em qual dire??o seguir para atingir o objetivo de comunica??o (que n?s planners demos) para assim atingir o objetivo de marketing do cliente.

Depois de passada a cria??o essa dire??o estrat?gica, damos o conceito estrat?gico que pensamos, usamos para isso uma simples frase para resumir tudo o que pensamos, tudo o que planejamos, pesquisamos e estudamos.

Essa frase, que ? simples para apresentar, mas nem tanto para escrever, ? o famoso "insight do planejamento", que pode ser considerado um resumo do que queremos passar.

Vamos a um exemplo pr?tico. Em 2007 eu recebi uma miss?o de planejar para a concorr?ncia do Energ?tico Burn (Coca-Cola) quando eu era planner da CappuccinoDigital. Ap?s pesquisar muito, foram 5 dias intensos de planejamento e pesquisa, ao apresentar a cria??o minha id?ia eu lancei "burn the internet" ou seja, a id?ia era que a cria??o "tocasse fogo na web", que conseguisse atingir o consumidor e Burn (que significa queimar em ingl?s e o logotipo ? um fogo estilizado) e o fizesse se interessar pela marca, site e a?es. A partir da? a cria??o "pirou" nos layouts, promo?es, id?ias para v?deos e a?es em Redes Sociais. Resultado disso? Conta do produto na ag?ncia, mas enfatizo, conta na ag?ncia gra?as ao trabalho em equipe de todos: cria??o, m?dia, planejamento, atendimento.

Quando n?s do planejamento nos dedicamos ao projeto, v?rios insights surgem durante nossas pesquisas e leituras. Minha dica ? anotar em uma folha todos que veem a mente e depois incluir um slide no Power Point um que possa ser um resumo ou um slogan do que voc? deseja passar. Raramente o seu insight vai virar o slogan da campanha, mas pelo menos ele vai ajudar no processo criativo.

Planners, se dediquem a inspirar a cria??o, seja com um slogan, uma imagem, um texto ou apenas um site que voc? acredita ser interessante. A cria??o e o planejamento cada vez mais devem trabalhar em conjunto, se precisar lado a lado. O insight ? a forma que temos de fazer esse elo.

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Felipe Morais
Felipe Morais Publicitário, palestrante, professor, autor e blogueiro. Autor do livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL. Professor de Planejamento Estratégico Digital Pós-Graduação de Marketing Digital da Faculdade Impacta de Tecnologia
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