O profissional de planejamento estratégico digital, que nesse artigo vou chamar de planner (outra denominação da nossa profissão) tem inúmeras funções dentro do processo de planejamento de um projeto, seja ele no âmbito digital ou no offline.

Quando um planner recebe o brief do atendimento, ele tem uma missão muito maior do que simplesmente ler o brief, pesquisar sobre a marca, analisar o comportamento do consumidor; o planner tem a missão de inspirar a criação, mas repito, inspirar e não criar! Deixemos o trabalho criativo para os profissionais da área onde no Brasil temos excelentes profissionais.

Quando o planner vai passar o seu conceito, a sua estratégia de comunicação para a criação, não adianta chegar com números como "73% das pessoas compram pela web, 64% compram 2 vezes ao ano" não é isso que o criativo quer saber, como já ouvi de vários "números são coisas para planners e mídias. Queremos saber do resultado final". Continuando no exemplo dos números acima (que são números aleatórios para usar o exemplo desse artigo) nós, planners, o usamos para defender nossa estratégia para nossos chefes e cliente.

A criação precisa que nós, em primeiro lugar que mostremos em qual direção seguir para atingir o objetivo de comunicação (que nós planners demos) para assim atingir o objetivo de marketing do cliente.

Depois de passada a criação essa direção estratégica, damos o conceito estratégico que pensamos, usamos para isso uma simples frase para resumir tudo o que pensamos, tudo o que planejamos, pesquisamos e estudamos.

Essa frase, que é simples para apresentar, mas nem tanto para escrever, é o famoso "insight do planejamento", que pode ser considerado um resumo do que queremos passar.

Vamos a um exemplo prático. Em 2007 eu recebi uma missão de planejar para a concorrência do Energético Burn (Coca-Cola) quando eu era planner da CappuccinoDigital. Após pesquisar muito, foram 5 dias intensos de planejamento e pesquisa, ao apresentar a criação minha idéia eu lancei "burn the internet" ou seja, a idéia era que a criação "tocasse fogo na web", que conseguisse atingir o consumidor e Burn (que significa queimar em inglês e o logotipo é um fogo estilizado) e o fizesse se interessar pela marca, site e ações. A partir daí a criação "pirou" nos layouts, promoções, idéias para vídeos e ações em Redes Sociais. Resultado disso? Conta do produto na agência, mas enfatizo, conta na agência graças ao trabalho em equipe de todos: criação, mídia, planejamento, atendimento.

Quando nós do planejamento nos dedicamos ao projeto, vários insights surgem durante nossas pesquisas e leituras. Minha dica é anotar em uma folha todos que veem a mente e depois incluir um slide no Power Point um que possa ser um resumo ou um slogan do que você deseja passar. Raramente o seu insight vai virar o slogan da campanha, mas pelo menos ele vai ajudar no processo criativo.

Planners, se dediquem a inspirar a criação, seja com um slogan, uma imagem, um texto ou apenas um site que você acredita ser interessante. A criação e o planejamento cada vez mais devem trabalhar em conjunto, se precisar lado a lado. O insight é a forma que temos de fazer esse elo.