Os estudos de hábitos e comportamentos de navegação são sempre interessantes para quem desenvolve aplicações, portais ou quer conhecer melhor os consumidores. A Web, que representa cada vez mais uma escolha óbvia para investimentos de marketing e publicidade, com valores cada vez mais significativos por comparação à publicidade tradicional, está em constante transformação e a mais recente, que advém da democratização da velocidade de acesso e do preço de celulare com acesso à internet e samrtphones, está a ganhar terreno.

Um estudo recente afirma que os consumidores estão a gastar mais tempo em aplicativos móveis do que a navegar na web. Estas são as conclusões da empresa Flurry que descobriu que nos Estados Unidos, em Junho de 2011, os consumidores passaram em média 81 minutos a navegar em tablets e telemóveis (análise combinada), contra os 74 minutos passados a navegar em computadores desktop e notebooks. Esta é a primeira vez que se observa a tendência da navegação mobile ser superior aos sistemas desktop.



2012 está aí e novas oportunidades de mobile marketing vem aparecendo. O ano de 2011 foi um divisor de águas no crescimento da exposição dos aparelhos móveis. Houve um aumento sensível nas mensagens de texto, na compra de smartphones e na publicidade feita especialmente para mobile. O uso corporativo de sites para mobile cresceu 210% nos últimos 12 meses.

Pois bem, vejamos as tendências para o mobile marketing em 2012.



1 - Os smartphones vão dominar o mercado de aparelhos móveis no ano que vem – Vale salientar que o número de usuários de Tablets também vem crescendo exponencialmente

2 - O envio de mensagens de texto aumentará – os especialistas projetam 8 trilhões de envios, contra 6,9 em 2011

3 - Os sites de redes sociais ganharão ainda mais exposição via smartphones

4 - Crescimento dos games sociais – as empresas mais espertas farão publicidade via games e ganharão pontos na comunicação móvel

5 - Marketing baseado em geo-localização

6 - Aumento dos gastos com publicidade mobile – Espera-se um gasto em torno de U$ 6,6 bilhões

7 - Mais vídeos em smartphones – vídeos se tornarão uma grande tendência publicitária em 2012, pois podem ser vistos em qualquer lugar, a qualquer hora, de acordo com a conveniência do cliente.

8 – Aumento nas transferências financeiras via mobile – em 2011 foram movimentados US$ 86,1 bilhões via smartphones. Movimentações bancárias também crescerão em países em desenvolvimento.

A famosa revista Wired já tinha dito que a web morreu e a que o futuro era das apps. Será mesmo verdade? Parece que as tendências assim o confirmam como possibilidade a longo prazo.