Enviando e-mails de impacto

Todos os dias recebo aproximadamente 70 e-mails sobre os mais variados assuntos. Aproximadamente 60% dos e-mails são de pessoas tentando demonstrar seus produtos ou serviços e por falta de interesse deleto 90%, leio o restante, mas apenas 3% merecem a segunda leitura e uma apreciação mais detalhada. Mas por que isso acontece?

Por | @oficinadanet Marketing Digital

Todos os dias recebo aproximadamente 70 e-mails sobre os mais variados assuntos. Aproximadamente 60% dos e-mails são de pessoas tentando demonstrar seus produtos ou serviços e por falta de interesse deleto 90%, leio o restante, mas apenas 3% merecem a segunda leitura e uma apreciação mais detalhada. Mas por que isso acontece?

Em primeiro lugar devemos ter em mente que a quantidade de informação disponível para as pessoas é muito grande e é natural que se separe o joio do trigo. A sua missão é realmente despertar o interesse do cliente.

A primeira dica é escrever algo de impacto no assunto do e-mail. Nada de frases manjadas do tipo "Ganha Dinheiro", "Sucesso Absoluto" ou "Oportunidade única". Escreva algo que faça o cliente se sentir no dever de clicar na mensagem.

Exemplo: Se você presta consultoria na área de internet e gostaria de fazer uma proposta para um potencial cliente, poderia utilizar algo como: "Olá Sílvio! A sua empresa está competitiva na Internet? ". Esta frase possui dois pontos fortes. O primeiro ponto é que você pronunciou o nome da pessoa no campo assunto. Isso faz com que a mensagem pareça algo exclusivo e não se caracterize como SPAM. O segundo ponto forte foi a frase "A sua empresa está competitiva na Internet?". Essa frase tem um impacto psicológico porque toca no emocional da pessoa. A sensação empreendedorismo e competição, o valor que eu dou para o sucesso da minha empresa, etc. As chances do cliente clicar na sua mensagem aumenta bastante.

O segundo item é o corpo do e-mail. Comece se apresentando e falando brevemente de sua empresa. Nada de dizer: "Somos os melhores", "Nossa empresa é perfeita" porque isso não cola e traz a sensação de arrogância. Fale um pouco do seu negócio e no que ele pode ajudar as pessoas. Lembre-se de que as pessoas querem resolver os próprios problemas e não estão interessadas em saber X, Y ou Z sobre você. Vamos ao exemplo:

Olá Fulano!

Sei que o seu tempo é muito corrido e agradeço pela atenção dispensada a minha mensagem. Me chamo André Vinícius e sou consultor em desenvolvimento para a Internet. Tenho atuado em grandes projetos e escrevo regulamente para sites especializados neste assunto. Você pode obter referências e informações adicionais no meu site www.andrevinicius.com.

Gostaria muito de agendar uma visita com você para apresentar uma proposta de e-mail marketing que tem como objetivo potencializar as suas vendas pela internet, aumentando os lucros e consequentemente reduzindo as despesas com a utilização de telefone para prospecção de clientes.

Certo de que faremos uma parceria vencedora fico no aguardo do melhor dia e horário para conversarmos.

Sucesso a todos nós!

Atenciosamente

André Vinícius
Consultor em Projetos Web
http://www.andrevinicius.com
E-mail/MSN: andré@andrevinicius.com
Telefone: (47) 9653-1595


Analisando esta mensagem observe que comecei cumprimentando e chamando o cliente pelo nome. Em seguido utilizei a expressão "Sei que o seu tempo é muito corrido e agradeço pela atenção dispensada a minha mensagem." para mostrar que sei que ele é uma pessoa muito importante e tem muitos compromissos. Nesta hora o cliente começa a simpatizar com você.

Em seguida me apresentei brevemente, dei uma ênfase na especialidade na área de internet e coloquei meu site a disposição para que ele possa checar maiores informações "Me chamo André Vinícius e sou consultor em desenvolvimento para a Internet. Tenho atuado em grandes projetos e escrevo regulamente para sites especializados neste assunto. Você pode obter referências e informações adicionais no meu site www.andrevinicius.com. " (isso desperta a curiosidade do cliente e trás credibilidade ao profissional / empresa).

Logo após a apresentação fiz a abordagem falando algo que ele gostaria de ouvir: "Gostaria muito de agendar uma visita com você para apresentar uma proposta de e-mail marketing que tem como objetivo potencializar as suas vendas pela internet, aumentando os lucros e consequentemente reduzindo as despesas com a utilização de telefone para prospecção de clientes". Falei algumas palavras chaves que vão despertar o interesse do cliente. Observe que eu citei as expressões: "potencializar suas vendas", "aumentando os lucros" e "reduzindo as despesas". Isso tem um efeito mágico no subconsciente e no bolso do cliente.

Na terceira parte do e-mail demonstrei atitude e certeza de que faríamos um grande negócio: "Certo de que faremos uma parceria vencedora fico no aguardo do melhor dia e horário para conversarmos". (Isso trás confiança para você e para o cliente e a certeza de que você tem uma excelente solução para ele).

Vale ressaltar também que você deve apenas adoçar a curiosidade do cliente porque se você enviar tudo que tem em mãos ele analisará, e com base nisso vai tirar as próprias conclusões e talvez não lhe dê a oportunidade da visita.

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