Dicas para obter sucesso com E-mail Marketing

Qualquer empresário que se preze quer ter um bom relacionamento com seus clientes. Mais que isso, está sempre a procura de novos clientes e assim, novos ou já conhecidos, fidelizá-los.

Por | @oficinadanet Marketing Digital

Qualquer empresário que se preze quer ter um bom relacionamento com seus clientes. Mais que isso, está sempre a procura de novos clientes e assim, novos ou já conhecidos, fidelizá-los.

O e-mail marketing é um excelente aliado para conseguir fidelizar e atrair mais clientes. Deste modo, alguns quesitos devem ser tomados para o empreendedor atingir seu público alvo com custo baixo e extrema agilidade. Não cometa gafes que ao invés de atrair clientes irá afastá-los. Preste então atenção nas seguintes dicas:

1. Primeiramente o empreendedor deve ter um plano, uma base de e-mails. Você estar tão atento a quantidade, mas sim a qualidade. Enviar e-mails para uma lista enorme de pessoas que você não sabe nada sobre os interesses dessas pessoas não vale para nada. Deste modo, você precisa de uma base de e-mails, que estes sejam apenas enviados àqueles realmente interessados no seu negócio. Nos e-mails, já peça indicações de novos clientes em potencial, crie campanhas, promoções, algo que motive o repasse do seu e-mail. Em suma, você precisa enviar seus e-mails para pessoas que possuam realmente interesses neles.

2. O chamado opt-out é muito importante em qualquer e-mail marketing enviado. Deve ter a disposição um link em que o leitor do seu e-mail possa acessar e cancelar o envio dos mesmos. Deste modo você mostra respeito e consideração pelos seus clientes, eles possuem a liberdade de escolha em receber as ofertas de seus materiais.

3. Não ultrapasse o número de e-mails marketing enviados. Eles precisam ser enviados a cada quinze dias ou no máximo a cada semana. Dessa forma o seu cliente não terá uma imagem negativa a seu respeito, associada ao grande envio de e-mails. Esta é o maior causa de opt-out dos clientes.

4. Se você possui um cliente com diferentes interesses, crie grupos de e-mails marketing destinados para cada interesse. O cliente costuma ter interesse exatamente pelo que você o enviou.

5. Não esqueça de colocar o assunto do seu e-mail. Grande parte das pessoas só abrem e-mails que realmente tem interesse a elas. Pense então em um modo breve e objetivo chamar a atenção par que seu e-mail seja aberto e lido.

6. Não elabore e-mails longos, evite imagens grandes e textos extensos. Se você possui um assunto muito longo a oferecer, deixe links disponíveis aos interessados. Tenha muito equilíbrio nos seus e-mails, textos e imagens devem ter muita sintonia.

7. Procure ajuda de um profissional da área para criar seus e-mails marketing. Lembre-se que muitas vezes eles podem para na caixa de spam. Assim, profissionais possuem meios para que isso não aconteça e sua mensagem não seja distorcida, estragando com a sua publicidade.

8. O e-mail marketing é apenas um chamarisco para que seus clientes e potenciais clientes visitem sua página. Então, tenha sua página sempre atualizada e com todas informações que o cliente precisa e quer ter.

9. Sempre ouça seus clientes. Caso haja críticas, respeite a opinião e repense na estrutura dos e-mails, o que você puder fazer para melhorar a aceitação de seus clientes, faça.

10. Esteja sempre presente quanto a avaliação dos relatórios. Verifique quem abriu seus e-mails, quem clicou na campanha e quem os excluiu. A melhor forma para saber o que seus clientes pensam é essa.

Abaixo, os erros mais comuns que as empresas cometer com o envio de e-mail marketing
1. Não ter permissão para o envio de mensagens eletrônicas. O ideal é apenas trabalhar com pessoas que realmente querem receber aquele destinado e-mail. Assim, antes de tudo, peça permissão de envio de mensagens, isso demonstra credibilidade da empresa e respeito aos seus clientes.

2. O e-mail marketing não pode ser feito de qualquer modo, deve ter sintonia entre textos e imagens. Não coloque imagens pesadas ou cortadas de forma errada.

3. Nunca enviar mensagens sem relevância. Isso só levará ao cancelamento do recebimento dos e-mails.

4. Não envie para pessoas erradas. Atualmente existem os chamados bancos de endereços, com pessoas variadas e muitas dessas pessoas não possuem interesse em seus produtos.

5. Não abuse da relação entre empresa e cliente. Para tanto, não envie e-mails com o seguinte gênero “ajudem-nos com o seguinte...”. Esse tipo de e-mail pode gerar em cancelamento do e-mail e até perca de clientes.

6. Não tentem encontrar pessoas afins dos seus clientes, como a esposa, os filhos, etc.

Mais sobre: email marketing newsletter marketing
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo

Siga nossas contas no Twitter