What, Why, Where, When, Who, How, How much?


Antes de pensar em qualquer planejamento é sempre bom analisar ? com muito detalhe ? esses conceitos, afinal, devemos entender muito bem o brief, cliente, comunicação, concorrência e categoria antes de literalmente colocar a cabeça para pensar, planejar e traçar estratégias.

Sem entendimento, n√£o vamos a lugar nenhum. Sem saber sobre o NEG√ďCIO do cliente e como a web vai ajudar nesse neg√≥cio, que podemos entender como lucros, nossos planejamentos n√£o passaram de um amontoado de slides de Power Point com imagens, textos, anima√ß√Ķes que n√£o servem para o cliente. O papel aceita tudo. O mercado n√£o!

WHAT ? o que deve ser feito?


Primeiro passo é entender o brief. O cliente envia a agência o documento pedindo a sua necessidade; a equipe de atendimento vai nos passar esse brief, cabe a nós do planejamento, questionar cada item para entender bem o que está sendo pedido. Em alguns casos, o melhor é que a equipe de planejamento vá até o cliente.

WHY ? por que ser√° feito?


Ser√° que aquilo que o cliente pede √© exatamente o que ele precisa? Ser√° que aquela a√ß√£o realmente vai resolver o problema dele, seja esse problema de vendas, comunica√ß√£o, crise ou relacionamento? Ser√° que n√£o seria melhor propor outra ESTRAT√ČGIA do que a pr√©via desenhada pelo cliente no brief; h√° casos onde o cliente envia um brief: fazer um hotsite de produto que contenha as informa√ß√Ķes t√©cnicas e funcionais para melhor entendimento do consumidor. Ok, mas ser√° que uma a√ß√£o no Twitter n√£o seria mais adequado? Ou uma campanha de Links Patrocinados?

WHERE ? Onde ser√° feito?


Como profissional de planejamento estrat√©gico digital, os briefs que chegam a mim, s√£o inevitavelmente de a√ß√Ķes no mundo digital, mas nada impede que uma a√ß√£o possa ter um apoio da m√≠dia offline ou mesmo ser um apoio a um evento, por exemplo. Recentemente conversando com um amigo, ele far√° um grande evento de m√ļsica em S√£o Paulo e ter√° a web como plataforma de apoio ao evento; entretanto, tamb√©m devemos pensar que a web vai "al√©m do www", ou seja, ser√° que o cliente precisa mesmo de um aplicativo para iPhone ou uma a√ß√£o dentro do Formspring? Analisar o melhor para o cliente come√ßa nesse ponto.

WHEN ? Quando ser√° feito?


Periodicidade da a√ß√£o √© importante. Se o mundo vive a febre de uma Copa do Mundo ou Olimp√≠adas, √© importante que o planejamento programe muito bem para a√ß√£o acontecer simultaneamente e assim ser relevante ao consumidor final. √Č preciso entender tamb√©m, o momento do cliente, que pode no m√™s de Julho estar completando 50 anos de mercado e vai criar uma campanha offline para divulgar essa data e precisa que a web entre alinhada, ou seja, no mesmo minuto que o comercial apare√ßa na Rede Globo, o site tem que estar no ar, comunidades no Orkut criadas, perfil no Twitter ativo. Tudo em sincronia!

WHO ? por quem ser√° feito?


"Com quem est√° a bola?" Quais as responsabilidades do projeto. Se o cliente ficou de enviar conte√ļdo para que a ag√™ncia trabalhe nas Redes Sociais com esse conte√ļdo, quando e quem vai enviar esse material? Qual a periodicidade para envio? Dentro da ag√™ncia, devemos saber qual a dupla de cria√ß√£o do projeto, quem ser√° o m√≠dia, quem far√° as a√ß√Ķes de Links Patrocinados, Otimiza√ß√£o, quem ser√° o Gerente de Projetos, afinal, quando n√≥s, planners, estivermos analisando as m√©tricas do site ou a√ß√£o, saberemos a quem recorrer para melhorar a performance.

HOW ? Como ser√° feito?


Ser√° um hotiste de produtos? Ter√° v√≠deo? INTEGRA√á√ÉO com o Twitter da marca ou vai se criar um Twitter pr√≥prio do produto? Ser√° uma promo√ß√£o? Qual o pr√™mio? Enfim √© nesse momento que entra a estrat√©gia digital, mostrando ao cliente como a ag√™ncia pensou na solu√ß√£o para aquele problema passado no brief e entendido no primeiro passo (WHAT). Aqui, n√≥s planners, j√° entendemos todo o processo do projeto e j√° desenhamos a estrat√©gia entendendo comportamento do consumidor, mercado, cen√°rios, concorr√™ncia e tra√ßando o caminho para atingir o consumidor com extrema relev√Ęncia.

HOW MUCH ? Quanto custar√°?


Ser√° que a a√ß√£o planejada est√° dentro da verba do cliente? Muito se discute se a verba do cliente √© um fator de "corte na criatividade"; uns dizem que sim, pois ela limita a√ß√Ķes e √†s vezes por falta de verba grandes a√ß√Ķes n√£o tem continuidade, outros defendem que n√£o, pois quanto menor a verba, mais criativo a ag√™ncia deve ser: fico com a 1¬™ turma. Para n√≥s, planners, esse item √© fundamental quando vamos analisar o ROI, Retorno Sobre Investimento da a√ß√£o. Se a a√ß√£o tem potencial de gerar 50 mil reais de lucro para o cliente e ela custa 100 mil, ser√° que realmente vale a pena?

Nesse conceito eu ainda incluiria mais um W, ficando 6W2H, que seria o WHOM, ou melhor, FOR WHOM?
Nada mais do que: PARA QUEM?

N√≥s planners, devemos ter o foco em descobrir quem √© o nosso p√ļblico-alvo, seus h√°bitos, consumos, costumes, maneira de intera√ß√£o com a web, com a marca, com as Redes Sociais, com o universo em volta do nosso cliente; esse conceito defendo muito em meu livro PLANEJAMENTO ESTRAT√ČGICO DIGITAL (Ed. Brasport) exatamente por ser a parte mais importante que n√≥s planners devemos analisar.

Por tanto, mesmo que a teoria seja 5W2H jamais esqueça de entender muito, mas muito bem, quem é o seu cliente!