Reputação de e-mail pode rebaixar você na SERP

Você tem um site que envia newseltter? Saiba que segundo Jake Ludington do site lockergome.com – a reputação de e-mail esta sendo um dos critérios para considerar um site de qualidade ou não.

Por | @nmuller99 Marketing Digital

Você tem um site que envia newseltter? Saiba que segundo Jake Ludington do site lockergome.com – a reputação de e-mail esta sendo um dos critérios para considerar um site de qualidade ou não.

Foi postado no site acima um artigo sobre o assunto que traduzimos e adaptamos para que você entenda um pouco do assunto e tire as suas próprias conclusões.

Reputação de e-mail pode rebaixar você na SERP

Em abril uma série de sites caíram no ranking de buscas e estes tem diversas itens em comum. Os sites publicam artigos originais, estão entre os top 500 sites mais acessados do mundo e supostamente tem uma certa qualidade adquirida perante o Google. Outra coisa em comum é que em cada um destes sites tem escritores que são considerados guias nas suas áreas. E ainda todos estes sites publicam newsletters. Sou parte deste grupo e soa muito arrogante de minha parte considerar um expert, mas há muitos tópicos que me considero melhor que outras pessoas.

Quando o tráfego do meu site jakeludington.com de repente caiu em abril deste ano cheguei a pensar que foi alguma das mudanças de tecnologia que fiz no site o causador da queda. Estava errado. Tudo parecia estar bem, então por que da repentina queda? Fui fazer uma pesquisa, liguei para alguns amigos que estão neste grupo de sites que conheço e descobri que não estava sozinho. No início de abril foi a segunda mudança do algoritmo do Panda, mudanças estas que vão mais afundo nas verificações dos sites. Conheço algumas pessoas dentro do Google que me informaram que meu site havia sido penalizado com uma nova forma de penalização de comportamento dos e-mails enviados para os usuários.

No início do susto não acreditei que era algo relacionado ao envio de e-mails. Envio requisição de confirmação do e-mail para que as pessoas confirmem que realmente querem receber os e-mails através de um e-mail de requisição onde o usuário precisa apertar em um link para confirmar. Faço isto desde janeiro de 2001. E toda e qualquer pessoa que queira sair da newsletter pode facilmente encontrar o botão de descadastro em todos os e-mails enviados, então como pode meu site ser penalizado se estou fazendo a coisa certa?

Aí que está a questão, não estava fazendo a coisa certa. Se você envia newsletters ou faz e-mail marketing provavelmente não deva estar fazendo a coisa certa também. Uma das razões que eu amo o sistema de envio de e-mails Aweber é que além de ser fácil de enviar e exportar os dados para ele, é que o sistema de relatórios me mostra quem enviou o e-mail para spam, quem não clicou em nada, onde foi clicado, qual a característica de pessoas que clicam e etc. Ok, você deve tomar cuidado com o pessoal que não clica em nada e sequer olham sua newsletter.

O que é reputação de e-mail

A maioria dos provedores de email, como Gmail, Hotmail, AOL e Yahoo! tem um sistema de ranking que determina qual domínio é spammer e quais não são. O “marcar como spam” nos webmails é um serviço que ajuda a determinar este ranking. O número de pessoas que clicam sobre o botão em um e-mail é um fator determinante para saber se o e-mail é spam. E as pessoas que clicam sobre este botão também tem um ranking determinado para elas, então se uma pessoa com ranking considerável clicar em spam no seu e-mail o provedor irá seriamente considerar este e-mail como sendo spam. Pessoas que clicam sobre os links e lêem o que a newsletter oferece são um ótimo fator para marcar sua mensagem como não sendo spam. Agora pessoas que sequer abrem o e-mail, não clicam em nada e não marcam em spam também, estas estão fazendo a reputação do seu e-mail cair. E semana pós semana sem abrir um e-mail seu, o provedor começa a suspeitar destas mensagens.

Se você tem 30 mil assinantes e apenas 10 mil clicam e abrem seus e-mails, os outros 20 mil estão baixando a reputação do seu e-mail, e você tem somente 10 mil realmente inscritos em sua newseltter. O que tirei de conclusão é que a reputação de e-mail baixa é também a reputação de search engine baixa o que me faz retornar ao caso do Google.

O Gmail monitora a reputação de e-mail. O que faz com que o Gmail tenha um dos melhores filtros de spam do mundo. O Google sabe a quantidade de e-mails que o seu domínio envia para o @gmail.com e determina uma pontuação para seu domínio baseado no engajamento dos assinantes. Se o seu envio tem pouco engajamento, você fica marcado como “suspeito”. O sistema de ranking do Gmail é usado para determinar sua reputação no Gmail. Agora o Google esta aplicando este ranking para saber o comportamento dos assinantes e determinar também sua posição nos resultados. Se você não mantém uma lista de e-mails limpa você pode ser alvo de penalização, como eu fui.

Como enfrentar o problema de reputação de email?

Há apenas um meio de resolver o problema. Você deve se focar em limpar sua lista de e-mails. Novamente eu sou muito agradecido ao excelente relatório do Aweber, eu consegui rapidamente monitorar os inscritos que recebem e-mails pelo @gmail.com e não abrem nada no e-mail. Há duas coisas que você pode fazer com estes assinantes, dividí-los segmentando quem abre de quem não abre, e enviar uma newsletter especial a estes, ou simplesmente não enviar nada para eles. Um amigo meu disse que enviar uma newsletter especial para estes é perda de tempo, pois eles novamente iriam desengajar em breve, o que acredito ser verdade. Então pra mim desisti de enviar e-mails para este grupo de pessoas. Então qualquer pessoa que inscreveu no newsletter e não leu nada em 90 dias é automaticamente removido da lista. Iniciei com o @gmail.com, por que estes estão mais perto da pesquisa que fiz. Então expandi a lista para qualquer domínio. Removi cerca de 13 mil e-mails. E agora estou repetindo este processo mensalmente.

Eu sei que dói ver 13 mil inscritos saindo de sua lista, mas se eles sequer recebem direito suas mensagens é melhor nem estarem na lista, pois somente são um custo de envio para você e fazem você ter uma baixa de qualidade no seu envio. E estas pessoas que foram removidas podem novamente se inscrever seguindo um passo a passo que criei para que elas marquem a inscrição como sendo de boa qualidade e assim meu plano para evitar que seja marcado como spam está dando certo. O Google respondeu dizendo que revogou a penalização manual contra meu domínio e validou minha ação como sendo a melhor coisa que havia feito com minha newsletter.

Se você envia newsletter ou trabalha com e-mail marketing, eu recomendo altamente olhar seus inscritos e ver o que eles estão fazendo com sua newsletter. Você sabe que pessoas inativas custam caro para você enviar e não lhe dão retorno algum. Use as ferramentas de seus provedores e faça mudanças, vão ser úteis.

Enquanto eu pessoalmente acho que a reputação de e-mail é um péssimo indicador de qualidade para os resultados de busca, eu também penso que estou preso as regras do Google. E você também esta!



Verdade ou não, pode ser um indicador do Google, melhor é seguir as dicas já que de nada valem os emails que você envia e ninguém lê. Mas e você o que pensa sobre o assunto?



UPDATE: 14:25h
Matt Cuts - resposável por webspam do Google - confirmou que a teoria é falsa. Entretanto se você envia e-mail as dicas são válidas igualmente.

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