Para os usuários menos experientes em utilização da internet (os jovens) um “anel web” consistia simplesmente em grupos de sites interligados em uma estrutura circular a cerca de um determinado tema ou tópico. Este tipo de conexão entre sites em sua grande maioria amadores, foi bastante utilizado na década de 1990 e início dos anos 2000.

Para estar inserido em um anel web ( em inglês webring) cada website possuía uma barra de navegação em comum; onde existiam links para o site anterior e o seguinte. Clicando no seguinte ou no anterior repetidas vezes, o usuário chegaria onde começou, assim surgiu o termo anel web. Na grande maioria dos casos existia um botão “random” que transportava o usuário a um site aleatório do anel web.

Os anéis web possuíam moderadores, ou seja seu site passava por uma seleção para entrar no anel, isto era realizado afim de aumentar a taxa de ‘click-through’ dos sites incluídos no anel. Obviamente caso um dos sites não pertencessem ao anel o mesmo não era disponibilizado ao usuário. Um anel web acrescia um valor para cada visitante, por volta de 1998 quando estavam em seu auge eram grandes fontes de consoles e emuladores. A grande utilização dos anéis web na época deve ser atribuída a falta de sites de busca eficientes, totalmente diferente dos dias atuais.


ANÉIS WEB & SEO


Os sites que entravam em um anel web, afim de obterem mais tráfego relacionado ao conteúdo exibido na página. Na época este tipo de tecnologia era considerada uma forma altamente eficiente de pesquisa e otimização. Provávelmente houveram grandes diferenças nos fatores de ranking desta época se comparados aos motores de busca existente atualmente.

Coso você compare um webring agora e os fatores atuais de ranking, parecerá altamente inútil para um política de SEO com excelência, gerando a ideia de um falta de autoridade. Mesmo não existindo ligações físicas com os outros sites inseridos, os links surgem aleatoriamente e o dono do site não possui um controle dentro da movimentação entre links.

É evidente que um anel web e semelhante a uma “roleta de links” e sua força é diminuída conforme ampliam-se as conexões entre os sites. Vamos imaginar 100 sites dentro de um webring, não existiria qualquer valor caso não possuíssemos o caminho para voltar ao site original, mas a aleatoriedade e o script /HTML embutidos nos links dos anéis web poderiam ser interessantes para uma campanha de SEO. Hoje você pode encontrar facilmente sites para construir estas ligações de maneira simples e altamente gerenciável.

Um anel web 2.0


Quer reinventar o modelo anel web? Sim você pode! Você pode criar um pequeno anel web, conectando um circulo de links. Cada link definido como “próximo” vai para o próximo site da fila construída passando para o outro o valor da conexão. Se acidentalmente você conectar cada um a um “random” para o seu site de e-comerce, o circulo de ligações é completado.