Simuladores e Emuladores: Opção para o desenvolvimento mobile

Um grande problema para o desenvolvimento de aplicativos para mobile é que a grande maioria dos desenvolvedores não possuem o hardware para efetivarem os seus testes (o que seria na maioria dos casos bastante oneroso), a saída para isso é a utilização dos Emuladores ou simuladores que facilitam o trabalho dos desenvolvedores.

Por | @gregoryylaborde Programação

Um grande problema para o desenvolvimento de aplicativos para mobile é que a grande maioria dos desenvolvedores não possuem o hardware para efetivarem os seus testes (o que seria na maioria dos casos bastante oneroso), a saída para isso é a utilização dos Emuladores ou simuladores que facilitam o trabalho dos desenvolvedores. Tomaremos como exemplo o simulador iOS e o emulador Android.


O Simulador Ios


Existem duas maneiras de obter o simulador iOS, que está inserido no Xcode, as formas de aquisição citadas são gratuitas:

Faça parte do Apple Developer Program iOS, e assim você pode baixar o Xcode diretamente do site de desenvolvimento da Apple

Baixar o Xcode 4.1 diretamente da App Store.

A diferença básica é que quando realizamos o download na App Store o Xcode 4.1 solicita o Mac OS X Lion. Caso não esteja utilizando a versão mais atualizada do Mac OS X, será necessário realizar a inscrição no programa de desenvolvedores, obtendo assim a versão 4 do Xcode, podendo ser executado no Snow Leopard.

Já com o Xcode instalado você irá encontrar o simulador em: / Developer / Platforms / iPhoneSimulator.platform / Developer / Applications /.

O aplicativo funciona muito bem e ainda permite que você escolha quais dispositivos quer simular podendo ser um iPad ou um iPhone, ainda é permitido selecionar qual versão do IOS irá rodar o dispositivo simulado. Existe pouca um quase nem uma diferença na forma de acesso de um site ou utilização de um aplicativo, do dispositivo real para o simulado.

Uma vantagem bastante significativa de estar executando o simulador iOS é que ele usa o arquivo host que existe em seu computador , isto gera uma navegação bem mais rápida pois os arquivos estarão sendo carregados de sua maquina e não em outros servidores.


Emulador Para Android


Cada vez mais pessoas estão desenvolvendo aplicações para Android. O navegador wed do Android faz uso de WebKit, de forma semelhante ao Safari no IOS mas podem ser notadas algumas diferenças.
O emulador Android faz parte do SDK, que pode ser baixado gratuitamente.

O Android SDK possui algumas instruções de instalação, e solicita também a IDE do Eclipse. Mas caso você não queira instalar o Eclipse não se preocupe, basta pular a parte da instalação e só obter o Android SDK e AVD, podendo testar os seus sites e desenvolver os seus aplicativos sem maiores transtornos.

Um pequeno problema notado na utilização do emulador para Android é que a navegação em sites locais se da um pouco mais lenta gerando um pouco de aborrecimento.

Quando se está desenvolvendo em um ambiente simulado se faz necessária a utilização de hosts virtuais caso você tenha algum problema com isso o Empurra Host pode ajuda-lo nesta missão o localtunnel são uma ótima opção.


Simular É Bom Mas O Ideal É Possuir O Hardware


Caso tenha oportunidade de possuir um dos dispositivos citados ou muitos outros que estão por vir, provavelmente esta seria a melhor opção, principalmente quando estamos falando de Android pois o seu emulador é consideravelmente lento. Já para o IOS o emulador funciona de forma rápida e muito boa, mas encontra-se disponível apenas para Macs, caso você não tenha um dispositivo real não será possível trabalhar sem obter um IOS real.

Mas vale apena reforçar mesmo com alguns empecilhos e peculiaridades os simuladores e emuladores são uma ótima opção para que você não encha o seu escritório com dispositivos eletrônicos e ainda economize dinheiro.

Referência: www.456bereastreet.com

Mais sobre: emulador, simuladores, praticidade
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários
Continue lendo
    AINDA NÃO SE INSCREVEU?

    Vem ver os vídeos legais que
    estamos produzindo no Youtube.