O mais famoso microblog tem suas características que fazem com que pessoas sejam mais ou menos seguidas, estas características positivas e negativas veremos neste artigo. A aplicação equivale tanto para pessoas quanto para empresas.

Vou postar o que quiser!

Aquele cara chato que fica o dia inteiro postando bobagens no twitter será que tem mais seguidores do que aquele que posta coisas úteis? Será que todas as pessoas que o seguem querem saber quantas vezes você foi ao banheiro hoje? Ou que chove na sua cidade no interior dos confins? Ou ainda, bom dia no twitter, porquê?

Eu costumo seguir um monte de pessoas em minha conta pessoal, de umas gosto mais de outras menos. As que mais perturbam começam a ser removidas e assim vou criando um cerco de pessoas que estão de alguma forma interligadas comigo, seja por amizade, parentesco ou por interesses. Acredito que esta é a chave do twitter. Você segue quem quiser e que lhe agrada. Se a sua ideia é ter seguidores, pense da mesma forma. O que seria interessante eu postar que meus seguidores fossem gostar? Outras redes sociais incorporaram a ideia do "o que estou pensando", então vejo o Orkut como sendo uma rede mais apropriada para contatos mais pessoais, ou seja, postar lá que você foi 300 vezes no banheiro este mês.

Relevância é tudo

As pessoas lhe seguem por que é relevante a elas. Você por algum motivo despertou o desejo desta pessoa em ver o que você pode trazer de benefícios a vida dela. Sejam intelectuais, emotivos, engraçados, enfim, algo atraiu esta pessoa. A relevância é tudo. Traga aos seguidores o que eles querem que você poste, sei que não é fácil de encontrar esta chave, se fosse todos teriam milhões de seguidores, mas busque a sua.

O twitter não é chat!

O seu amigo manda uma mensagem para você, claro que deve responder. Agora não vá começar uma conversa de horas com o fulano que você não vê a 10 anos. Seus amigos podem querer ouvir a história, mas nem todos o querem.

Notícia quentinha

Se você é assíduo usuário do twitter deve ter reparado que consegue saber de tudo, absolutamente tudo, o que acontece no mundo em tempo real. Em 11 de setembro de 2001 não havia o twitter para ter contado toda a história, mas podemos nos lembrar da tragédia do Haiti, que muitos de nós ficamos sabendo das informações antes mesmo dos principais meios de comunicação terem publicado. O que isto nos remete? Que podemos usar o microblog como ferramenta de divulgação para nossas benfeitorias. No twitter da @oficinadanet você sabe de todas as novidades do site, sabe quais notícias, artigos, eventos e empresas estão participando, minutos depois que foram postadas. É isto que o twitter tem de bom. Informação boa e rápida, no tempo em que elas acontecem. Vivemos em um mundo globalizado cada vez mais com menos tempo para desperdiçar, ferramentas como esta nos ajudam a salvar algum tempo. Siga os jornais que você costumeiramente lê, verá que as principais manchetes lá também estão.

Cuidado no que falar

Cuidado em cada um dos 140 caracteres digitados. O provérbio já dizia: "Há três coisas que jamais voltam: a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida". No twitter não é diferente. A twittada postada não volta, e assim que pessoas perdem empregos e até mesmo são processadas. Aqui no Oficina da Net noticiamos dois casos, da estagiária que insultou o povo do nordeste, e do funcionário que insultou torcedores. Antes que você seja a próxima "vítima", se é que assim pode ser chamado, releia seus caracteres antes de apertar o botão. #ficadica. 

Não perturbe

Se uma pessoa/empresa não lhe segue, não fique perturbando-a. É escolha livre desta pessoa não lhe seguir, então pare de atormentar a lista de "Mentions" desta. Seja relevante para esta pessoa que talvez ela começará a lhe dar um valor melhor.

Se pararem de lhe seguir não fique com raiva da pessoa

Quando as pessoas param de lhe seguir é justamente por que você não faz mais "sentido" a esta. Traga de volta o motivo que fez esta lhe seguir, veja quais foram seus erros para que você recebesse o "unfollow" e não torne a pessoa seu pior inimigo, o problema as vezes pode ser você!

Busque referências

Saiba como pessoas ícones da internet no Brasil usam as redes sociais. As dicas que eles oferecem podem muito bem serem aproveitadas, consumidas. No final deste texto colocaremos algumas pessoas que consideramos "top" no que atuam. Aprenda então com quem sabe.

Referência de pessoas

Aprender a criar e ganhar dinheiro com blogs: @escoladinheiro
Mídias sociais: @interney | @renedepaula
SEO: @fabioricotta | @mestreseo
E-commerce: @mauriciorj
Comédia: @brogui | @flavio_chongas | @naosalvo
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