A importância do feedback nas Redes Sociais

Toda a ação provoca uma reação, como aprendemos em nossas aulas de física, certo? Pois bem, ações de comunicação não fogem dessa regra, aliás, se fugir é porque a ação não foi bem feita.

Por | @plannerfelipe Redes sociais

Toda a ação provoca uma reação, como aprendemos em nossas aulas de física, certo? Pois bem, ações de comunicação não fogem dessa regra, aliás, se fugir é porque a ação não foi bem feita. Uma marca não pode entrar nas Redes Sociais ou propor qualquer ação sem um planejamento por trás. Não digo isso porque sou profissional de planejamento e defendo a causa, mas porque sem um planejamento as marcas tendem a entrar sem sucesso, pois entram nas redes ou fazem qualquer ação no mundo digital apenas por fazer a ação.

A importância do feedback nas Redes Sociais


Vamos nesse texto focar apenas em ações de Redes Sociais por ser o título desse artigo. Toda a ação em qualquer redes que seja precisa provocar uma reação no consumidor e rápida. Seja a entrada no Twitter ou mesmo uma ação no Facebook, o consumidor precisa dar uma resposta à marca, não importando o tamanho da marca.

Eu tenho um Twitter (@plannerfelipe) e não entrei na rede apenas por moda. Entrei com objetivos e um deles é ter o feedback das pessoas com relação a artigos como esse. As marcas, quando sabem usar o seu Twitter, precisam esperar o mesmo.

Uma marca coloca o comercial na Rede Globo. Esse comercial tem a missão de impactar as pessoas e gerar uma curiosidade pela marca ou produto, curiosidade suficiente para uma pessoa sair da frente da TV e ir ao ponto de venda ver o produto. Antes o feedback da marca era esse, o usuário ir ao ponto de venda. Hoje ele usa a Internet para se relacionar com as marcas e dar uma resposta na hora.

Entrou o comercial na TV, o usuário – que já está com a web ligada a sua frente – já pode fazer um tweet sobre o comercial segundos após o mesmo ter acabado. As marcas que monitoram podem saber na hora se a maioria gostou ou não. A entrada de uma Fan Page no Facebook é um retorno rápido pois as pessoas vão curtir a página, o que significa que gostaram do que viram ou podem simplesmente deixar um recado no Facebook com algum depoimento em relação a marca ou produto.

Ok, até aqui estamos vendo uma ação da marca com uma resposta do consumidor. É muito importante pensar nessa volta. Quando menciono volta é o fato da marca dizer algo (ida) e o consumidor responder (volta), porém, uma ação de relacionamento não acaba com um diálogo de 2 frases. Redes Sociais são ferramentas muito importantes de relacionamento e não se esqueçam disso!

O consumidor precisa de uma resposta. Ele precisa falar com a marca e essa lhe responder. O primeiro passo é responder no mesmo canal que a pergunta ou comentário foram feitos: Se o consumidor falou com a marca pelo Twitter é por ali que a marca vai lhe responder. Se foi por e-mail, responda por e-mail.

As marcas não podem jamais deixar seus consumidores “falando sozinhos”. Consumidores seguem as marcas porque querem se relacionar, querem conversar e adquirir conteúdo. Esse relacionamento é o que verdadeiramente geram vendas!

Mais sobre: midias sociais redes sociais feedback
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo

Siga nossas contas no Twitter