Cloud Computing: O Guia básico Para leigos

A ideia básica que está por trás da computação em nuvem é um software, que fornece aos seus usuários serviços e informações, providas através de uma conexão de rede através de um navegador web, ao invés de sua execução ser realizada localmente em um computador ou um servidor de rede local.

Por | @gregoryylaborde Carreira em TI

Existem duas aplicações da computação em nuvem que são bastante populares o Google Docs e o Salesforce.com eles oferecem aos seus usuários formas bastante robustas de gerenciamento e acesso , a grande vantagem da nuvem é que todo o contúdo estará sempre acessível a partir de qualuqer navegador web ou dispositivo que possua conexão com a internet.

Cloud Computing: O Guia básico Para leigos

Principais provedores de cloud computing e Empresas

Amazon Web Services: Em 2006, a Amazon lançou sua plataforma de computação em nuvem, chamada Amazon Web Services . AWS é composta de por uma série de produtos diferenciados que permitem que empresas e desenvolvedores de aplicativos, possam construir suas próprias aplicações cloud-enabled. Essas ferramentas incluem Amazon serviço de armazenamento S3 eo Amazon EC2 plataforma de computação em nuvem.

A Amazon tem trabalhado ao lado de grandes empresas com sua plataforma de computação nas nuvens, como Grupon. Cada vez mais empresas grandes e pequenas buscam este serviço oferecido pela empresa a justificativa para estarem utilizando o AWS é que supostas interupções no sistema podem causar grandes problemas e prejuizos.

Salesforce.com: Quando se aborda a computação em nuvem para empresas a Salesforce.com é um grande nome. Seu sistema de CRM possibilita que as empresas criem suas próprias ferramentas em uma plataforma denominada plataforma Force.com. Desde a aquisisão do Ruibi Heroku cloud Plataform em dezembro, a Salesforce tem ampliado a sua oferta de aplicativos cloud.

Google: Embora o Google ofereça seus produtos de infra-estrutura própria mediado pelo seu Google App Engine, as ambições do gigante das buscas ainda são maiores do que a própria nuvem. A grande maioria das ferramentas de nuvem do google focam nos serviços oferecidos a empresas e consumidores, tai como o Google Apps e Google Docs. Ainda assim, o Google mantém sua infra-estrutura própria de nuvem e ajudou a definir a idéia da aplicação modernas em cloud para web. Talvez a sua oferta de cloud mais ambiciosa é o ChromeOS e o novo Chromebook a sua linha de computadores. Com ChromeOS, o sistema operacional é, em essência, o navegador web. Cada aplicativo e cada ação é construída em torno da idéia de serviços em nuvem e aplicações. É um conceito fascinante e pode vir a ser muito perturbador para as empresas que têm seus empregados principalmente interagindo através de aplicações web.

Microsoft: A Microsoft em sua página permite aos usuários criar, hospedar e escalar suas aplicações web utilizando centros de dados da Microsoft. No verão passado, a Microsoft lançou sua plataforma de aparelho destinada a permitir que os clientes grandes como eBay, HP e Dell podessem oferecer seus serviços em nuvem utilizando a tecnologia Microsoft, mas em seus próprios data centers.

IBM: A empresa possui iniciativas bastante energicas nos ultimos anos no que se refere a Cloud Computing. Em abril a mesma lançou um serviço bastante robusto denominado SmartCloud IBM e também as marcas IBM Smartcloud Enterprise.

Serviços Cloud Computing Para Você

Google Apps: o Google Apps, que inclui o Gmail , Google Calendar e Google Docs, é um dos melhores aplicativos em nuvem conhecidos da maioria dosconsumidores. O Google Docs é tremendamente popular entre e empresas e indivíduos pois sua capacidade de edição colaborativa de documentos e armazenamento facilitam o trabalho em equipe e compartilhamento.

Box.net: Quando se trata de colaboração, gerenciamento de documentos e de armazenamento, a Box.net é consistentemente um dos produtos mais inovadores no espaço de computação em nuvem. A empresa começou como o de armazenamento simples, mais focada no cliente, caracterizando-se como líder na oferta de serviços de colaboração focado nas pequenas empresas e grandes corporações. Isso faz da Box.net única pois possui APIs robustas e suporte para aplicativos diversos como telefones móveis e tablets.

Dropbox: Dropbox é um dos mais populares serviços de cloud e oferece soluções de armazenamento de arquivos, e torna o compartilhamento de arquivos com outros usuários ou entre computadores simples. O serviço é focado em consumidores comuns , mas muitas empresas também o utilizam.O Dropbox possui uma API, e é apoiado por uma multidão de aplicações moveis para web.

OnLive: A nuvem é mais do que apenas documentos e armazenamento de arquivos, também pode ser usada para intregar jogos e vídeo. Startup OnLive realmente impulsionam e nos mostram em termos , o que podemos esperar dos jogos em nuvem no futuro.A idéia de ser capaz de jogar jogos a partir da nuvem sem disco ou download é necessário, e provavelmente será a grande tendencia nos próximos anos.

iCloud: a Apple irá lançar formalmente ofertar a sua iCloud ao publico em geral trazendo a ideia de nuvem para o mainstream. a sua iTunes na nuvem que vem como um serviço de música disponível para os usuários, e iCloud será profundamente integrada tanto iOS5 e Mac OS X Lion .

Nuvem para o Futuro

A computação em nuvem está pronta para decolar de forma muito real nos meses e anos vindouros. Grandes empresas de tecnologia, bem como pequenas empresas e consumidores, estam vendo os benefícios da nuvem e esses benefícios só vão aumentar à medida que os produtos que são utilizados, teram suas infra-estruturas e tecnologias de cloud integradas em em nossas vidas.

Nos deixe saber como você ou sua empresa utiliza serviços de nuvem postando as suas experiências aqui.

DEIXE SEU COMENTÁRIOComente aqui
RecomendadoEnquete
Você assina Netflix?
Sim, sou titular(49,53%)
Sim, sou reserva =) (13,55%)
Não, mas pretendo(21,96%)
Não, nem quero(14,95%)
Assine a nossa newsletter

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Comentários