Cloud Computing: O Guia básico Para leigos

A ideia básica que está por trás da computação em nuvem é um software, que fornece aos seus usuários serviços e informações, providas através de uma conexão de rede através de um navegador web, ao invés de sua execução ser realizada localmente em um computador ou um servidor de rede local.

Por | @gregoryylaborde Carreira em TI

Existem duas aplicações da computação em nuvem que são bastante populares o Google Docs e o Salesforce.com eles oferecem aos seus usuários formas bastante robustas de gerenciamento e acesso , a grande vantagem da nuvem é que todo o contúdo estará sempre acessível a partir de qualuqer navegador web ou dispositivo que possua conexão com a internet.

Cloud Computing: O Guia básico Para leigos

Principais provedores de cloud computing e Empresas

Amazon Web Services: Em 2006, a Amazon lançou sua plataforma de computação em nuvem, chamada Amazon Web Services . AWS é composta de por uma série de produtos diferenciados que permitem que empresas e desenvolvedores de aplicativos, possam construir suas próprias aplicações cloud-enabled. Essas ferramentas incluem Amazon serviço de armazenamento S3 eo Amazon EC2 plataforma de computação em nuvem.

A Amazon tem trabalhado ao lado de grandes empresas com sua plataforma de computação nas nuvens, como Grupon. Cada vez mais empresas grandes e pequenas buscam este serviço oferecido pela empresa a justificativa para estarem utilizando o AWS é que supostas interupções no sistema podem causar grandes problemas e prejuizos.

Salesforce.com: Quando se aborda a computação em nuvem para empresas a Salesforce.com é um grande nome. Seu sistema de CRM possibilita que as empresas criem suas próprias ferramentas em uma plataforma denominada plataforma Force.com. Desde a aquisisão do Ruibi Heroku cloud Plataform em dezembro, a Salesforce tem ampliado a sua oferta de aplicativos cloud.

Google: Embora o Google ofereça seus produtos de infra-estrutura própria mediado pelo seu Google App Engine, as ambições do gigante das buscas ainda são maiores do que a própria nuvem. A grande maioria das ferramentas de nuvem do google focam nos serviços oferecidos a empresas e consumidores, tai como o Google Apps e Google Docs. Ainda assim, o Google mantém sua infra-estrutura própria de nuvem e ajudou a definir a idéia da aplicação modernas em cloud para web. Talvez a sua oferta de cloud mais ambiciosa é o ChromeOS e o novo Chromebook a sua linha de computadores. Com ChromeOS, o sistema operacional é, em essência, o navegador web. Cada aplicativo e cada ação é construída em torno da idéia de serviços em nuvem e aplicações. É um conceito fascinante e pode vir a ser muito perturbador para as empresas que têm seus empregados principalmente interagindo através de aplicações web.

Microsoft: A Microsoft em sua página permite aos usuários criar, hospedar e escalar suas aplicações web utilizando centros de dados da Microsoft. No verão passado, a Microsoft lançou sua plataforma de aparelho destinada a permitir que os clientes grandes como eBay, HP e Dell podessem oferecer seus serviços em nuvem utilizando a tecnologia Microsoft, mas em seus próprios data centers.

IBM: A empresa possui iniciativas bastante energicas nos ultimos anos no que se refere a Cloud Computing. Em abril a mesma lançou um serviço bastante robusto denominado SmartCloud IBM e também as marcas IBM Smartcloud Enterprise.

Serviços Cloud Computing Para Você

Google Apps: o Google Apps, que inclui o Gmail , Google Calendar e Google Docs, é um dos melhores aplicativos em nuvem conhecidos da maioria dosconsumidores. O Google Docs é tremendamente popular entre e empresas e indivíduos pois sua capacidade de edição colaborativa de documentos e armazenamento facilitam o trabalho em equipe e compartilhamento.

Box.net: Quando se trata de colaboração, gerenciamento de documentos e de armazenamento, a Box.net é consistentemente um dos produtos mais inovadores no espaço de computação em nuvem. A empresa começou como o de armazenamento simples, mais focada no cliente, caracterizando-se como líder na oferta de serviços de colaboração focado nas pequenas empresas e grandes corporações. Isso faz da Box.net única pois possui APIs robustas e suporte para aplicativos diversos como telefones móveis e tablets.

Dropbox: Dropbox é um dos mais populares serviços de cloud e oferece soluções de armazenamento de arquivos, e torna o compartilhamento de arquivos com outros usuários ou entre computadores simples. O serviço é focado em consumidores comuns , mas muitas empresas também o utilizam.O Dropbox possui uma API, e é apoiado por uma multidão de aplicações moveis para web.

OnLive: A nuvem é mais do que apenas documentos e armazenamento de arquivos, também pode ser usada para intregar jogos e vídeo. Startup OnLive realmente impulsionam e nos mostram em termos , o que podemos esperar dos jogos em nuvem no futuro.A idéia de ser capaz de jogar jogos a partir da nuvem sem disco ou download é necessário, e provavelmente será a grande tendencia nos próximos anos.

iCloud: a Apple irá lançar formalmente ofertar a sua iCloud ao publico em geral trazendo a ideia de nuvem para o mainstream. a sua iTunes na nuvem que vem como um serviço de música disponível para os usuários, e iCloud será profundamente integrada tanto iOS5 e Mac OS X Lion .

Nuvem para o Futuro

A computação em nuvem está pronta para decolar de forma muito real nos meses e anos vindouros. Grandes empresas de tecnologia, bem como pequenas empresas e consumidores, estam vendo os benefícios da nuvem e esses benefícios só vão aumentar à medida que os produtos que são utilizados, teram suas infra-estruturas e tecnologias de cloud integradas em em nossas vidas.

Nos deixe saber como você ou sua empresa utiliza serviços de nuvem postando as suas experiências aqui.

Mais sobre: cloud computing, tecnologia, internet
Share Tweet
DESTAQUES
Mais compartilhados
Comentários