Estudos sobre VBA: Introdução

Primeira materia de um estudo sobre VBA. VBA é uma plataforma de desenvolvimento para aplicativos Microsoft Office. Essa plataforma usa uma linguagem de programação muito parecida com Visual Basic, porem com algumas particularidades herdadas da própria plataforma.

Por | @oficinadanet Softwares
Estudos sobre VBA: Introdução

Introdução

Olá pessoal, andei pesquisando sobre o método de trabalho em algumas empresas de grande porte e multinacionais, e confirmei alguns fatos que sempre imaginei que seriam. A esmagadora maioria das empresas de grande porte e as multinacionais possui seu departamento de TI muito bem organizado e estruturado, o que gera algumas situações boas e outras nem tanto.

Para ver mais posts sobre Excel e aprender centenas de tutoriais, dicas, planilhas para download, etc. confira o site do pessoal do Aprender Excel. Ahhh, e curta aqui a página deles no Facebook pra ficar por dentro das últimas novidades.

Como a segurança da informação é uma das principais preocupações dos setores de TI, que se atenuam mais em grandes empresas, os bancos de dados são muito bem monitorados e controlados, fazendo com que as informações, fiquem com difícil acesso.

Muitas vezes, um funcionário de um setor como RH, necessita de uma consulta especifica sobre algum funcionário, ou um operário de chão de fabrica, precisa pesquisar sobre alguma componente especifico, porem os sistemas gerencias de grande porte são previamente planejados, e seus módulos são cuidadosamente pensados para não haver falhas de segurança, e que as informações só alcancem quem elas devem alcançar. Isso dificulta muitas vezes esses funcionários que necessitem dessas consultas, pois como as mesmas são feitas esporadicamente, não compensa para a empresa desenvolver outro modulo de pesquisa nos sistemas gerencias, pois isso demandaria um custo “desnecessário”.

Alguns funcionários então começam a criar planilhas eletrônicas para satisfazer as suas necessidades, porem as mesmas é muito limitado em relação a um sistema completo. Pensando nisso, resolvi criar uma seria de “posts” que irão ajudar muitos funcionários que possuem certo conhecimento em planilhas eletrônicas. Durante as matérias irei criar módulos com objetivos específicos, como: modulo de cadastro, consultas, processamento de informações etc.

As matérias não dependerão diretamente da anterior, porem irei desenvolver uma seqüência do “mais fácil” para o “mais difícil”, então o mais interessante seria seguir a ordem correta dos “posts”. Usaremos a plataforma VBA (Visual Basic for Application), encontrada a partir da versão 97 do Microsoft Office Excel.

O que é VBA


VBA é uma plataforma de desenvolvimento para aplicativos Microsoft Office. Essa plataforma usa uma linguagem de programação muito parecida com Visual Basic, porem com algumas particularidades herdadas da própria plataforma. Com VBA é possível fazer quase tudo dentro dos aplicativos do Office, desde criar contratos automaticamente no Word, criar apresentações no Power Point em questões de segundos, fazer eficazes sistemas de cadastro no Excel entre outras coisas.

O Visual Basic (abreviado como VB) é uma linguagem de programação produzida pela empresa Microsoft, e é parte integrante do pacote Microsoft Visual Studio. Sua versão mais recente faz parte do pacote Visual Studio .NET, voltada para aplicações .Net. Sua versão anterior fez parte do Microsoft Visual Studio 6.0, ainda muito utilizado atualmente por aplicações legadas.

Um aperfeiçoamento do BASIC, a linguagem é dirigida por eventos (event driven), e possui também um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE — Integrated Development Environment) totalmente gráfico, facilitando enormemente a construção da interface das aplicações (GUI — Graphical User Interface). O nome Visual Basic, é Derivado de:
- Basic - a linguagem de Programação.
- Visual - o Nome do Pacote EX: Visual studio (Visual C++, Visual C#, Visual VB.NET).

Visual Basic era muito usada em ambientes corporativos: uma pesquisa de 2005 indicou que 62% dos programadores usavam uma forma de Visual Basic, seguido de C++, JavaScript, C# e Java. Atualmente foi suplantada pelo Java. Em suas primeiras versões, o Visual Basic não permitia acesso a bancos de dados, sendo portanto voltado apenas para iniciantes, mas devido ao sucesso entre as empresas - que faziam uso de componentes adicionais fabricados por terceiros para acesso a dados - a linguagem logo adotou tecnologias como DAO, RDO, e ADO, também da Microsoft, permitindo fácil acesso a bases de dados. Mais tarde foi adicionada também a possibilidade de criação de controles ActiveX, e, com a chegada do Visual Studio .NET, o Visual Basic — que era pseudo-orientada a objetos - tornou-se uma linguagem totalmente orientada a objetos (OO).

Em breve irei postar a próxima matéria, dando continuidade a nossos estudos em VBA, até breve.

E para finalizar, não esqueça de curtir a página do Aprender Excel no Facebook e dar uma visitadinha no site deles para aprender novas funções e usabilidades do editor de planilhas da Microsoft. 

Fonte

Fonte: Cesar Romagnolo

Mais sobre: visual basic excel
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo