Quais benefícios da Compra Coletiva para as pequenas empresas

O grande lema dos sites de compra coletiva é: A união faz a força. Os sites de compra coletiva vem dia pós dia entrando no gosto dos internautas. Como eu li esses dias em um depoimento de uma consumidora. Todo internauta que se preza já entrou em um site de compra coletiva

Por | @RafaelaPozzebon Empreendedorismo

O grande lema dos sites de compra coletiva é: A união faz a força. Os sites de compra coletiva vem dia pós dia entrando no gosto dos internautas. Como eu li esses dias em um depoimento de uma consumidora, “Todo internauta que se preza já entrou em um site de compra coletiva”.

O serviço de compra coletiva surgiu nos Estados Unidos, em 2008. A primeira empresa a entrar nessa ramo foi a conhecida GrupOn, esta que hoje está presente em 26 países e possui um faturamento de aproximadamente 500 milhões de dólares todo ano. O site de compra coletiva funciona da seguinte forma: O site de compra coletiva fecha parcerias com empresas de uma determinada região e todas juntas oferecem uma oferta estipulada. As ofertas são imperdíveis, possuem descontos de até 90%, e os produtos oferecidos são de diferentes variedades. As ofertas, no geral, duram apenas um dia, então, tudo deve ser rápido. Assim, os consumidores interessados em adquirir a oferta da vez devem repassar a promoção a outros internautas, pois, o produto só adquirido pelo consumidor, por aquele preço baixo, se conseguir atingir um número mínimo de compras, e ainda, no tempo estipulado.

Caso o número de compras for atingido, todos os participantes “compram” o produto, porém, se o número não atingir o número determinado, o dinheiro é devolvido e ninguém leva o produto. O consumidor possui muitas vantagens em realizar compras em um site de compras coletivas. A principal está nos descontos imperdíveis, que só nesse tipo de site é encontrado, segurança na compra, as ofertas são locais, apresentadas conforme a região, o prazo de utilização da oferta é mais longo, diferente do prazo de venda que geralmente dura apenas um dia.

O grande sucesso para essa nova modalidade de compras é que é tanto vantajosa para os clientes quanto para os empresários. Os consumidores conseguem adquirir ou desfrutar de produtos de boa qualidade por valores bem acessíveis, totalmente fora do valor de mercado. As empresas, por sua vez, atraem e fidelizam novos clientes, estes, que talvez, nem apareceriam se não fosse pelas grandes ofertas.

Desse modo, os sites de compras coletivas não beneficiam apenas os compradores, mas também as empresas que fornecem as ofertas. As empresas não lucram, necessariamente, com a venda de seus produtos, mas sim, com a oportunidade que elas possuem de poderem divulgar seu empreendimento, divulgando sua marca. Assim, após os clientes usufruírem da grande oferta, a empresa sempre espera que este mesmo cliente volte para adquirir seus produtos sem a oferta.

Como vantagens para as empresas temos: segurança na venda, a empresa paga ao site somente se as ofertas atingirem o número mínimo de participantes, grande visibilidade da empresa, uma ótima forma de marketing, pois, o site recebe um grande número de visitantes, assim, a sua marca será bastante visualizada e o principal, grande oportunidade para as pequenas empresas e empresas locais. Os pequenos empresários devem aproveitar essa grande onda de negócios, o marketing é relativamente baixo, e outras grandes oportunidades de negócios poderão surgir depois dessa exposição.

Quem ainda não conhece os sites de compra coletiva, seja você consumidor ou empresário, vale a pena conferir as ofertas e participar dessa grande onda da internet. Segue abaixo uma lista dos sites especializados:

  • Peixe Urbano (https://www.peixeurbano.com.br) : site criado por um brasileiro e um americano
  • Clube Urbano ( http://www.groupon.com.br): versão brasileira trazida pelo pioneiro GroupOn
  • Compra3 ( http://www.compra3.com.br): um site de compra coletiva em parceria com grandes varejistas nacionais, onde o comprador recebe reembolsos progressivos de acordo com o número de compras realizadas via Compra3
  • OfertaDia (http://ofertadia.com.br) : site com ofertas diárias
  • Imperdível (http://www.imperdivel.com.br): site com ofertas diárias
  • ClickOn (http://www.clickon.com.br): site com ofertas diárias
  • Zipme ( http://www.saveme.com.br) : um site que reúne ofertas diárias de diversos outros sites, tudo em um único site

Mais sobre: compra coletiva, empresas, internet
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários