Planejamento é importante para E-commerce?

Um dos lugares que dou aula e que mais gosto é a E-commerce School, onde dou aula de Planejamento Estratégico Digital para o curso de Formação de Gerentes de E-commerce. Curso que eu além de dar aula já fui aluno e recomendo.

Planejamento é importante para E-commerce?

Um dos lugares que dou aula e que mais gosto é a E-commerce School, onde dou aula de Planejamento Estratégico Digital para o curso de Formação de Gerentes de E-commerce. Curso que eu além de dar aula já fui aluno e recomendo.

Em uma das aulas surgiu uma discussão muito legal e que me inspirou escrever esse artigo. Mas por que é tão importante planejamento para um e-commerce? Uma pessoa questionou isso não por questionar o planejamento em si, mas porque ouviu isso do seu chefe e não soube responder. Talvez a minha resposta nem tenha sido a melhor, entretanto, o legal foi a discussão que gerou na aula que estou passando aqui.


Fato consumado: Planejamento é parte fundamental para um E-commerce. Algumas empresas colocam o e-commerce no ar e depois pensa no planejamento. O que acontece é a empresa abrir as portas para o público sem saber quem são. Equivale a você abrir as portas da sua casa para estranhos. Claro que no começo da loja, quem vai entrar é um estranho, mas o planejamento ajuda a entender pelo menos o que esse estranho gosta e quer na loja. No futuro esse estranho vira seu amigo. Relacionamento é importante.

Planejamento entende pessoas! Isso é o diferencial do profissional de planejamento de comunicação para o de marketing. Entender a fundo o comportamento das pessoas é o que faz a diferença na hora de se comunicar com elas. É preciso ir além do perfil básico: Sexo, idade, classe social. Planners entendem pessoas!

Essas empresas que colocam o site no ar e depois correm atrás do planejamento já começaram erradas, mas é um erro reversível, desde que se tenha a cabeça aberta a mudanças de rumo. Planejamento é responsável pelas mudanças no rumo das marcas. É possível colocar o site no ar e ir mudando aos poucos ou mesmo mudar tudo da “noite para o dia”. Internet permite isso, permite o teste, permite saber em tempo real o que dá ou não certo. Analisar a performance do site é trabalho do planejamento.

Analisar a concorrência é fundamental. Esse é um passo importante que o planejamento faz antes, durante e depois – principalmente depois – que o site está no ar. Se tratando de varejo então, todo o dia é dia de novidade, as marcas fazem diversas promoções, ações no site, divulgam produtos. Analisar a concorrência não é apenas para ver o que estão fazendo no site, mas o estilo da comunicação, que produtos mais ofertam, traçar uma curva de tendências e até tentar estimar quais produtos serão ofertados. É ir além do “site da concorrência é bonito mas confuso”. Aprofundar a análise

Não adianta o site estar no ar se ninguém o conhece. Vendas não caem do céu. Quando se vê faturamentos de uma B2W, Nova.com, Magazine Luiza, Maquina de Vendas entende-se o porque investem tanto em mídia on e offline. Buscam o consumidor onde ele está. Isso é conceito de presença digital e atribuição do planejamento pesquisar e encontrar o consumidor onde ele está. Trabalho feito lado a lado com a equipe de mídia que entende quais os veículos são os melhores para se investir.

Se o seu e-commerce ainda não foi para o ar, planeje, estude, analise o mercado, concorrência e principalmente entenda o seu consumidor. Se já está, faça a mesma coisa, mas tenha a mente aberta para se preciso, refazer o site.

Review TV 4K TCL: Android TV é top!

Analisamos a P715 da TCL. SmartTv de 2020 que chega para ser um excelente custo benefício entre os produtos 4K. Seu trunfo é contar com Android TV, sistema que funciona bem e tem muitos aplicativos.

Comentários

Conteúdo relacionado

Samsung Galaxy S21 com Exynos 2100 é bom para jogos? - Roda Liso
Roda Liso

Samsung Galaxy S21 com Exynos 2100 é bom para jogos? - Roda Liso

Analisamos o Galaxy S21 em onze diferentes jogos de Play Store, dentre eles, Free Fire, Fortnite, PUBG, Call of Duty Mobile, Genshin Impact e outros. Como é jogar com um Galaxy topo de linha?

Os 5 pilares do e-commerce
E-commerce

Os 5 pilares do e-commerce

Todo o bom planejamento precisa de uma boa estruturação. Sem isso, o planejamento tende a ficar com brechas e o que foi previsto pelo profissional de planejamento estratégico digital

Engenheiros usam IA para converter mapas antigos em imagens de satélite
Ciência

Engenheiros usam IA para converter mapas antigos em imagens de satélite

Estudo desenvolve tecnologia que transforma mapas antigos em imagens de satélite. Confira como foi utilizado IA para obter os resultados.

Pinterest adiciona ferramenta de chat para planejamento colaborativo
Apps

Pinterest adiciona ferramenta de chat para planejamento colaborativo

Mais uma atualização do Pinterest foi adicionada para deixar a plataforma ainda mais útil. Leia mais.

Imersão. Como fazer?
Marketing Digital

Imersão. Como fazer?

Caso você seja um profissional de planejamento e esteja lendo esse artigo – e espero que goste – saiba que a palavra “imersão” deverá estar no seu dia a dia assim como almoçar, tomar água e escovar os dentes.

ONCast #16 - Planejando uma campanha digital
Marketing Digital

ONCast #16 - Planejando uma campanha digital

No ONCast desta semana vamos explorar junto de um especialista as mais diversas vantagens que o empreendedor, seja pequeno, médio ou grande, tem em contratar uma equipe de planejamento digital. Acompanhe!

Planilha de planejamento de viagens gratuita
Softwares

Planilha de planejamento de viagens gratuita

Passe longe daquelas surpresas desagradáveis nas férias. Controle seus gastos e fique só com as boas memórias e com o que realmente importa.

Você é planejamento ou “proposteiro”?
Marketing Digital

Você é planejamento ou “proposteiro”?

Por incrível que pareça, existe uma diferença entre as duas áreas de uma agência. Vamos ver como?