Evitando armadilhas no desenvolvimento de uma aplicação

A primeira coisa que um gerente de desenvolvimento de software precisa fazer antes de dar inicio a um projeto é conversar com o proprietário da empresa e ter a certeza sobre os requisitos do produto a ser desenvolvido.

Por | @gregoryylaborde Programação

A primeira coisa que um gerente de desenvolvimento de software precisa fazer antes de dar inicio a um projeto é conversar com o proprietário da empresa e ter a certeza sobre os requisitos do produto a ser desenvolvido.

O desenvolvimento de software tem impulsionado a inovação no mundo dos negócios, mas algumas equipes de desenvolvimento de aplicativos computacionais falham em alguns pontos em comum, detalhes que podem arruinar um projeto e a sua empresa.

Iremos apresentar três técnicas de desenvolvimento:

O alinhamento


Muitas empresas falham no que diz respeito ao alinhamento no desenvolvimento de um projeto todos devem estar a par dos processos para evitar futuros erros como prazos não cumpridos, perda de confiança por parte do cliente o que resulta na não contratação da sua equipe ou empresa para novos desenvolvimentos.

Nos dias de hoje não existe razão para possuirmos este tipo de falha nos projetos pois temos várias metodologias de desenvolvimento e ferramentas que facilitam estes processos.


Busque um desenvolvimento interativo


Um ponto bastante falho no desenvolvimento é que metade dos projetos perdem os prazos de entrega. Imagine por um instante se metade dos telefones parassem, metade dos vôos do mundo inteiro fossem cancelados pela metade. Um verdadeiro caos não é verdade?

Existem diversas razões para deslizes na entrega dos projetos no prazo, um grande vilão para isso é a sobrecarga na equipe tendo fazer muitas coisas de um só vez, deixando de lado toda complexidade a cerca do que está sendo desenvolvido. O ideal é tornar o mais simples possível a lista de requisitos aplicando um conjunto gerenciável para que o produto seja entregue em 30 dias ou até menos.

Dedique-se a um projeto prático e interativo proporcionando toda interação da equipe assim os prazos não serão descumpridos.


A reutilização de código


Muito tem se falado e pesquisado a cerca desta temática nos últimos 30 anos bilhões já foram investidos. Tudo isso foi criado para auxiliar as organizações a na criação de código reutilizável para garantir mais agilidade e funcionalidade aos projetos temos:

  • Linguagens orientadas a objeto;
  • desenvolvimento baseado em componentes;
  • arquitetura orientada a serviços (SOA) e metodologias associadas.


Mas para que fazer uso deste tipo de código? Além do beneficio claro de que é bem mais rápido para o mercado, os aplicativos criados com padrões de retulização requerem menos esforço por parte da equipe, são mais simples de entender portanto mais fáceis de serem corrigidos.


Fazer um trabalho de qualidade


Compreender a necessidade da empresa e ter uma boa conversa é essencial, após isso apresentar um protótipo funcional para o cliente traz mais credibilidade ao seu trabalho, trazendo também um modelo para sua equipe de desenvolvimento pois existirá um norte a seguir. Implemente ferramentas de ciclo de vida para viabilizar um melhor desenvolvimento.

Utilizando estas dicas ficará bem mais fácil o trabalho seus clientes e sua equipe ficaram satisfeitas com o resultado do trabalho.

Mais sobre: desenvolvimento aplicativos empresas.erros
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo