Desde a invenção das primeiras formas de impressão, a comunicação visual vem se desenvolvendo constantemente. Um dos motivos para essa evolução comunicacional é a grande necessidade de se comunicar com o próximo. Vemos que é por meio da comunicação visual que nos relacionamos, comunicamos, comemos, rimos.

A comunicação visual é de grande importância para a humanidade. Seja qual a forma a comunicação visual seja projetada. No período pós-guerra essa comunicação era feita por meio de cartazes. Hoje, na contemporaneidade a comunicação visual é feita por vários outros meios. Assim como: Folders, Revistas, Placas, Embalagens, etc.

Porém, um dos meios que está em grande evolução é o mundo digital. Seja qual for o meio de comunicação. A importância do designer para o desenvolvimento da comunicação visual é indispensável. Entretanto, na atualidade ainda vemos problemas de comunicação visual.

Um desses problemas é a má utilização dos elementos configurativos de uma imagem. Onde sabemos que a imagem é uma das formas mais utilizadas para vigorar a comunicação. Um dos elementos configurativos da imagem que é mal utilizado são as cores. As cores é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de um artefato de design.

As cores devem ser escolhidas de forma adequada para poder expressar a comunicação de forma correta. Temos também que considerar as três funções básicas para os artefatos de design que são elas: função prática, função estética e função simbólica. As vezes são erros pequenos que passam despercebidos. Porém, tem erros que são muito gritantes. As cores tem muitos significados.

Temos como exemplo o movimento Emocore que usa cores frias, sombrias, tristes como função simbólica em sua comunicação visual. Diferente de um grupo de forrozeiros que usam cores quentes, vibrante, enérgicas.
É a partir do entendimento das três funções básicas do design que podemos configurar um artefato de design de forma correta.

Deve-se então, antes de desenvolver qualquer artefato de design, fazer-se uma pesquisa para se analisar qual o público alvo, qual a importância da mensagem a ser passada e como o público vai receber essa informação. E não sair por aí, desenvolvendo coisas de forma incorreta e assim acabar gerando uma má comunicação visual.

Com o discernimento necessário para com a elaboração do objeto da comunicação visual. Pode-se assim obter um resultado satisfatório.