Dicas para melhorar a produtividade

Todos que trabalham com Tecnologia da Informação tem problemas com a produtividade. Aliás este não é um problema só nosso, a produtividade é importante para obtenção de maior lucro, seja o lucro (tempo ou dinheiro). Vou mostrar neste artigo alguma experiência que obtive por fracassar ou ter sucesso em algumas decisões.

Por | @nmuller99 Carreira em TI

Todos que trabalham com Tecnologia da Informação tem problemas com a produtividade. Aliás este não é um problema só nosso, a produtividade é importante para obtenção de maior lucro, seja o lucro (tempo ou dinheiro). Vou mostrar neste artigo alguma experiência que obtive por fracassar ou ter sucesso em algumas decisões.

Alguns artigos para ler sobre produtivdade:



Por que estrutura é importante?


Já escrevi um artigo sobre (por que estruturar é tão importante para a produtividade) isto há algum tempo. A necessidade de termos conforto e qualidade de trabalho implicam diretamente na produtividade. Você passa maior parte de seu tempo sobre a cadeira do escritório, por que não comprar uma que seja confortável? Isto é investimento, não custo!

Computador velho?
Você precisa esperar para que as ações que fez tenham efeito no computador? Pois, saiba que esta perdendo tempo. Por mais que sejam apenas segundos, mas a cada ação você tem custo de 1 segundo, imagine o quanto de tempo perde em um dia, e em um mês? Faça um upgrade, ou compre um novo!


Não consegue se concentrar no trabalho?


A concentração é necessária e fundamental.

Há barulho no local?
Se você trabalha em um local barulhento e não há condições de seus colegas pararem de estourar seus tímpanos a solução que encontrei foi o uso de fones de ouvido, daqueles de locutor mesmo! É o único que impede a entrada de som externo, além de você poder relaxar ouvindo suas músicas prediletas.

Você esta cansado?
Trabalhar cansado é um prejuízo! Você precisa estar ativo, e não é questão de dormir mais ou não. Quanto mais velho você fica, menos tempo precisa dormir, isto está comprovado cientificamente. O café ajuda a estimular o gasto de energia, se beber cafeína você estará mais ativo. Lembre-se de não exagerar, é claro!

Tem problemas para dormir?
Problemas para dormir podem ser duas coisas:

  1. você não tem sono: sem sono, então não durma! Usufrua deste tempo, passe um tempo com seus familiares ou trabalhe.
  2. tem preocupações que lhe atormentam: lembre-se que por mais que estas preocupações sejam válidas, a solução delas esta no seu trabalho, trabalhar cansado como vimos acima é prejuízo.

Dispersão afeta meu rendimento?


Obviamente que sim. Programas como mensageiros instantâneos, twitter, facebook e Orkut são prejudiciais a sua produtividade. Você não precisa parar de usá-los. Tudo tem horário, reserve um espaço para acessar suas informações pessoais.


Trabalho fora de horário?


Para render mais você precisa ter uma carga horária grande. Trabalhar em TI, exige que você trabalhe mais que oito horas diárias. Se você tem emprego fixo, use as horas que esta em casa para fazer seus projetos pessoais. Ou converse com seu chefe para poder usar estas horas de sua casa para trabalhar um pouco mais, além de seu chefe ver seu empenho, trate de acertar algumas horas extras, seu salário aumenta e você será bem tratado pelo chefe.


Home Office funciona?


Eu tenho trabalhado a pouco mais de um ano em casa. Por mais que trabalhe para mim mesmo, sei a importância de manter a produtividade. Estando em casa você tem muito mais chances de desperdiçar tempo, é por isto que deve ter atenção redobrada. Principal meta sua: lembre-se que as horas que desperdiça serão custosas para seu bolso.

Quando as coisas pesarem no seu bolso, você verá que o trabalho é necessário. Como disse acima, tudo tem seu tempo, organize-se que tudo sairá conforme o planejado.


Salário, ajuda na produtividade?


Claro que tudo acima falado não será possível se você não ganhar o que acha que merece, mas o que você acha que merece é realmente o valor correto? Você ganha o suficiente para pagar suas contas e sobrar um extra para guardar? Se sim, então saiba que você está indo pelo caminho correto, e seu salário está "de acordo" com o que precisa. Não pense que ficará milionário trabalhando em TI, a menos que você tenha uma ideia e uma empresa grande compre esta ideia.

Seu salário está baixo? Trabalhe bem para que seu chefe veja e possa lhe dar um aumento sem que você peça. Este é o melhor caminho para ter uma boa amizade com seu patrão. Pedir aumento não é errado, pelo contrário você deve fazê-lo caso ache necessário, porém, o aumento vir do seu chefe é muito melhor, sinal de que ele reconhece seu trabalho e quer manter você na empresa.

Espero que com estas dicas você reflita sobre seu problema. Uma dica final: Se não consegue concentrar, leia. Depois que leio, meu entusiamos volta a todo vapor!

Mais sobre: dica, produtividade, carreira
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.