Profissional de TI: Trabalhar bastante ou trabalhar bem?

Quem vive de tecnologia sabe muito bem o que estou falando. É normal para o profissional da área atuar em uma carga horária maior que a habitual. Mas é possível trabalhar com carga horária de 8 a 10hrs diárias e ser tão produtivo quanto trabalhar 12hrs?

Por | @nmuller99 Carreira em TI
Quem vive de tecnologia sabe muito bem o que estou falando. É normal para o profissional da área atuar em uma carga horária maior que a habitual. Mas é possível trabalhar com carga horária de 8 a 10hrs diárias e ser tão produtivo quanto trabalhar 12hrs?

Para se obter uma produção considerável boa, o profissional de TI hoje é submetido a trabalho intenso e repetitivo, geralmente as agências e empresas dividem os funcionários em setores, onde cada setor é responsável por uma parte do projeto, desta forma cada colaborador é responsável por um pedaço do projeto. Um exemplo prático: em uma agência de internet, há setores de: Design e planejamento, programação 1 (HTML + CSS) , programação 2 (implementação) e programação 3 (desenvolvimento de kernel). Os funcionários são classificados conforme sua experiência para a programação. E tendem a ficar um bom tempo de sua carreira no mesmo nível até que seja promovido depois de ter mostrado suas qualidades. E onde que quero chegar? Se você pode reparar, o funcionário de programação 1 ficará todo seu tempo criando HTMLs (um trabalho incessante diga-se de passagem). Como tornar este profissional mais produtivo?

Faça com que a carga horária não seja maior que a prevista em lei. Tenha pelo menos 2 períodos de 15 minutos entre os turnos para que você possa descontrair bebendo um café que é tão oriundo ao setor e conversando com os demais. Estes intervalos serão a porta para deixar de lado as conversas paralelas e fazer com que você seja produtivo no horário em que deve produzir. Converse com seu chefe e tente esta experiência.

Faça exercícios e não trabalhe cansado:


Evite trabalhar cansado, a produção depende de sua disposição física e principalmente mental. Você pode ficar cansado de duas maneiras, por esforço físico, ou por ter uma carga de trabalho excessiva que fará com que fique exausto mentalmente. O que fazer melhorar isto? Primeiro como estamos abordando neste artigo, é trabalhar o número de horas que você considera que suporta. Não digo para sempre trabalhar 6 a 8 horas por dia, eu particularmente tento trabalhar de 8 a 10hrs. Uma boa dica é fazer exercícios, eles farão com que você gaste energia e precise dormir bem para repô-las, “este é um santo remédio”, dormir bem faz com que você esteja disposto no outro dia. E a prática de exercícios além de lhe prover esta possibilidade, trará saúde para seu corpo. É importante que os faça regularmente.

Salário, ajuda na produtividade:


Claro que tudo acima falado não será possível se você não ganhar o que acha que merece, mas o que você acha que merece é realmente o valor correto? Você ganha o suficiente para pagar suas contas e sobrar um extra para guardar? Se sim, então saiba que você está indo pelo caminho correto, e seu salário está “de acordo” com o que precisa. Não pense que ficará milionário trabalhando em TI, a menos que você tenha uma idéia e uma empresa grande compre esta idéia.

Seu salário está baixo? Trabalhe bem para que seu chefe veja e possa lhe dar um aumento sem que você peça. Este é o melhor caminho para ter uma boa amizade com seu patrão. Pedir aumento não é errado, pelo contrário você deve fazê-lo caso ache necessário, porém, o aumento vir do seu chefe é muito melhor, sinal de que ele reconhece seu trabalho e quer manter você na empresa.

Concluindo, as dicas são: Trabalhar descansado, trabalhar uma carga horária compatível, fazer exercícios, dormir bem, ter um salário adequado e estar contente com seu rendimento e trabalho. Sei que isto é relativamente difícil e muito bonito no papel, mas prenda-se a estas dicas e depois comente aqui.

Mais sobre: produtividade profissional de ti trabalho
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo