Quantas são as empresas certificadas no Brasil?

Hoje, acho que ninguém sabe exatamente quantas são, mas em Dezembro de 2006 eram 9.014, segundo o ISO Survey 2006, publicado em Novembro de 2007. É muito pouco!

Por | @oficinadanet Negócios
Este relatório emitido pela ISO (International Organization for Standardization) anualmente informa os dados estatísticos referentes a diversas Normas de Gestão Certificáveis, isso mundialmente, então dá para ter uma idéia do trabalho envolvido na tabulação, análise e confirmação desses dados antes de publicá-los! Por isso o ISO Survey 2006 só foi publicado em Novembro de 2007…

Veja os resultados no Brasil e no Mundo referentes à ISO 9001:2000 e pense um pouco: mesmo com um crescimento mundial aproximado de 16% de 2005 a 2006 (5,64%, no Brasil), percebe-se que a quantidade de empresas certificadas não é grande.

Quantas são as empresas certificadas no Brasil?

Quantas são as empresas certificadas no Brasil?

Numa estatística grosseira, temos cerca de 5 milhões de empresas formais instaladas no país (entre grandes, médias, pequenas e micro). Deste universo, 9.014 são certificadas… Mesmo se considerarmos apenas as médias e grandes, cerca de 82.000, o total de certificadas não é expressivo. Não pensem que isso é uma crítica ao cenário nacional. Usei esses dados apenas para reforçar a idéia de que temos um campo imenso a cultivar no que diz respeito à Qualidade. Que tal começarmos logo?

Nota: Até 09/04/2008, os números apresentados acima eram mais atuais que os presentes no site do Inmetro...


Este e outros artigos de minha autoria também podem ser lidos no Qualiblog.

Mais sobre: ISO 9001 certificação
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo