Como vender seu trabalho (Parte 2)

Depois de muito estudar, de levar muito calote de cliente, e também de muito melhorar em tempo e qualidade, pude encontrar mais uma coisa importantíssima para o webdesigner que deseja ter seu trabalho merecidamente reconhecido: PONTUALIDADE.

Por | @biel_pinheiro Carreira em TI
Olá a todos,

Estou de volta, para continuar com meu artigo sobre "Como Vender seu trabalho".

Depois de muito estudar, de levar muito calote de cliente, e também de muito melhorar em tempo e qualidade, pude encontrar mais uma coisa importantíssima para o webdesigner que deseja ter seu trabalho merecidamente reconhecido: PONTUALIDADE.




3º Tópico -> Pontualidade

Um bom profissional, antes de mais nada, deve saber que o tempo do cliente é valioso, e que , se o mesmo gasta um pouco dele (e o dinheiro também) com você, é sinal de que devemos tratá-lo com o máximo de carinho e respeito.

Vou citar um exemplo simples: Já se vão quase 4 meses desde que escrevi a parte 01 desta série de artigos. Aqueles que leram provavelmente ficaram chateados comigo por não dar sequencia neste projeto, e outros ficarão chateados por eu publicar somente agora.

Então, procure desenvolver seu trabalho até o final, de uma forma simples de se compreender, e também jamais "suma" da vista de seu cliente, pois ele sempre pode estar precisando de você. Esta FIDELIDADE, fará com que você aumente sua carteira de clientes, e também fará com que aqueles que já negociavam com você, se mantenham sempre contigo.

4º Tópico -> Concorrência

A internet possibilitou a muitas pessoas a oportunidade de mudar de vida. Aqueles que participaram dos primórdios, do Boom da internet, estão muito bem, obrigado, com suas empresas consolidadas neste mercado tão novo.
Porém, devido a falhas nas leis, que permitem que pessoas não formadas na área, desempenhem funções específicas de um técnico, e também pelo desconhecimento por parte dos clientes, das limitações escolares dos profissionais, estamos em uma situação de concorrência feroz e desleal.

É comum eu perder clientes para garotos de 12 ou 13 anos, que aprenderam Front Page em casa, e leram tutoriais de Flash no apostilando. Mais comum ainda, é você dar duro em uma faculdade ou curso técnico, gastar horrores com livros e softwares, para perder sites para webdesigners que não cobram 1/5 do seu valor.

Por exemplo:
Já tive uma experiência com um cliente, que solicitou meus serviços numa época em que estava precisando bastante de dinheiro. O Projeto de construção de um site, com banco de dados, saiu para ele por R$ 1.450,00 - Com todas as funcionalidades e com os editaveis, com suporte técnico, garantia e tudo mais.

O Cidadão disse não ter a quantia solicitada, e me propôs uma parceria, na qual eu ganharia direito a explorar a área de banners de seu site. Como achei interessante, topei construir o site por R$ 500,00 e depois faturar o resto, com meus espaços comerciais.

Na hora de fechar contrato, o cliente veio com uma estória de que um colega de seu sobrinho faria o site para ele por R$ 300,00 e me pediu para cobrir a proposta ...

Evidentemente desisti do projeto, mas, alguns meses depois fui ao domínio deste cidadão para conferir qual tinha sido o trabalho daquele webdesigner. Nada a declarar.

Resumindo este tópico, cuidado com as "parcerias" e também cuidado com os clientes que só pensam em dinheiro, não em qualidade. Um dia teremos uma legislação para nos acolher profissionalmente. Até lá, estaremos brigando contra fantasmas da internet.

5º Tópico -> Finalizando o artigo

Se eu fosse estender este artigo, poderiamos ter aqui uma novela com inúmeros tópicos. O que pretendo fazer agora é resumir o que um bom Webdesigner, ou profissional de Web deve ser.

Pontual;
Dinâmico;
Inovador;
Criativo;
Perseverante.

Mesmo que seu conhecimento não seja dos maiores, estes adjetivos farão com que você obtenha sucesso em qualquer lugar que for trabalhar.

Um forte abraço a todos,
Até a próxima.

(OBS: Qualquer opinião contrária a minha é bem-vinda, e podemos debater sobre todas estas questões.)

Mais sobre: Profissionais marketing web
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