FMEA

Técnica utilizada por montadoras, entendam o por que do recall e saiba qual a importancia desta ferramenta colocada como necessária.

Por | @qualidadebrasil Negócios
A metodologia de análise do tipo e efeito de falha, conhecida como FMEA (do inglês Failure Mode and Effect Analysis), é uma ferramentas que busca, em principio, evitar, por meio de análise das falhas potenciais de ações de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produtoou do processo. Este é o objetivo básico desta técnica, ou seja, detectar falhas antes que se produza peça e ou produto. Pode-se dizer que, com sua utilização, se está diminuindo as chances do produto ou processo falhar, ou seja estamos buscando aumentar sua confiabilidade.

Esta dimensão da qualidade, tem se tornado cada vez mais importante para os consumidores, pois, a falha de um produto, que prontamente reparada pelo serviço de assitencia técnica e totalmente coberta por termos de garantia, causa, no minimo uma insatisfação ao consumidor ao privá-lo do uso por determinado tempo. Além disso, cada vez mais são lançados produtos em que determinamos tipos de falhas podem ter conseguências drásticas para o consumidor, tais como aviões e equipamentos hospitalares nos quais o mal funcionamento pode siguinificar até mesmo um risco de vida ao usuário.

Entenda-se que na possibilidade de um Recall de uma montadora, alguma peça deixou de funcionar, se levanta dois principios básicos para o modo de falha:

- Falha no processo de montagem , ou seja a engenharia de processo falhou e ou o proprio processo deixou de seguir os procedimentos padrões, então é claro que se toma ações preventivas sobre o mesmo.

- Falha de matéria prima, que automaticamente esta ligado a engenharia de produto, ou seja responsável por todo o estudo envolvendo uso de materia prima adequada e amostragem em lote do mesmo.

Apesar de ter sido desenvolvida com um enfoque no projeto de novos produtos e processo, a metodologia FMEA, pela sua grande utilidade, passou a ser aplicada de diversas maneiras. Assim ela atualmente é utilizada para diminuir as falhas de produtos e processo existentes e para diminuir a probalidade de falha em processos administrativos. Tem ido empregada também em aplicações especificas tais como análises de fontes de risco em engenharia de segurança e na inústria de alimentos.

A norma QS 9000 especifica o FMEA como um dos documentos necessários para um fornecedor submeter um peça/produto à aprovação da montadora. Este é um dos principais motivos pela divulagação desta técnica. Deve-se no entanto implatar o FMEA em uma empresa, visando-se os seus resultados e não simplesmente para atender a uma exigencia da montadora.


FMEA

Mais sobre: FMEA, Recall, ISO
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar