Abaixo colocarei alguns exemplos do que não fazer durante sua gestão.
- Indicadores da qualidade: são a essência de seu funcionamento, portanto respeite suas datas e nunca tente influenciar resultados no papel, pois o que aparece é na pratica.
- Auditorias internas: são a base para um ótimo entendimento de suas informações, são através destas auditorias internas e ou externas que se evidencia as reais necessidades de ações sejam elas corretivas e ou preventivas, portanto deixar de realizar uma auditoria é deixar de lado sumariamente a qualidade, e o fato de não se identificar um problema em certa auditoria, não quer dizer o problema não exista.
- Documentos: são a origem de um sistema da qualidade bem identificado, se o mesmo for utilizado de forma a não atender a norma ISO 9001, seria o mesmo que manter um fósforo em um copo de água, sem função alguma, preste muita atenção em seu monitoramento e controle, pois de forma a entender que todos os documentos distribuídos atende a mesma edição, falha muito comum.
- Reuniões: são necessárias para evidenciar não só ações e sim manter o grupo participante integrado ao seu funcionamento, do que adianta a pessoa um falar FRANCES se a pessoa dois sequer sabe onde fica a frança, então mantenha seu calendário de reuniões ativa e nunca, mais nunca adicione aos seus relatórios informações inexistente, pois em auditorias são facilmente identificadas.
- Analise da direção: muitos diretores que investem uma boa quantia de seus recursos em um sistema da qualidade, sem querer ou por desleixo , esquece, deixa por conta e não quer participar, acaba gerando o maior dos problemas, que é não participar das reuniões de ANALISE CRITICA, ou seja, o dono da boiada, não gosta de cuidá-los, sendo assim por tempos o sistema acaba sendo ignorado e por acreditar que se não tiver um ótimo profissional que cumpra esta missão de realizar estas reuniões e cobrar de seu próprio patrão a sua participação, a coisa não acontece.
- Ações corretivas: esta a meu ver é muito critica, pois grande parte dos profissionais envolvidos na área da qualidade não sabe obter maior clareza nas soluções de suas falhas operacionais, portanto o melhor é fazer de sua consultoria um grande mestre.
Escolhas do editor
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