Administração da Empresa Digital

As empresas estão deixando de ser conhecidas como Comerciais, podendo ser chamadas de Empresa Digital, através da utilização de Sistemas de Informação principalmente em ambiente web, redes como Internet Extranet e Intranet, para aumentar seus negócios eletronicamente, ser mais competitivas e alcançar seus objetivos

Por | @irialuppi Carreira em TI
As empresas estão deixando de ser conhecidas como Comerciais, podendo ser chamadas de Empresa Digital, através da utilização de Sistemas de Informação principalmente em ambiente web, redes como Internet Extranet e Intranet, para aumentar seus negócios eletronicamente, ser mais competitivas e alcançar seus objetivos. Uma empresa hoje tornou se totalmente dependente de um SI para crescer economicamente, é claro se ele funcionar adequadamente.

Neste ambiente de competitividade as empresas estão enfrentando desafios como à necessidade de uma economia global, transformação da indústria para informação, conhecimento e aprendizagem, fisicamente e eticamente e é claro a digitalização e aprender a adaptar-se a ela conforme os recursos que possui.. Com estes desafios as empresas deixaram de ser vistas como potencias conforme os paises onde atuam isto é se é primeiro mundo ou não, e sim comparadas pela capacidade de operar globalmente hoje o sucesso empresarial, por exemplo, uma empresa aqui no Brasil vender para outros países ou ter filiais lá, controlando todos seus dados por um SI em rede.

A economia então ao passar dos anos está mudando, antes dependia da agricultura, evoluiu para indústria, comercio e serviços e agora depende da informação seu conhecimento e aprendizagem com o uso da Tecnologia.

As empresas sendo digitais passaram a ser menos hierárquicas, descentralizadas e flexíveis, antes dependiam de regras para ter um bom desempenho, hoje levam em conta a opinião de todos (funcionários, clientes...).

O uso da Tecnologia da Informação modifica as empresas fisicamente e eticamente, os Processos de Negócios passam  a ter um novo tipo de controle, através de redes e SI passando a ser dependentes da TI para sua administração. Para acompanhar essa transformação os administradores precisam descobrir tecnologias de acordo com recursos disponíveis que os ajudem enfrentar os desafios juntamente com políticas administrativas para melhor controle.

Um Sistemas de Informação é um conjunto de partes interelacionadas que trabalham juntas para coletar, armazenar recuperar e processar os dados a fim de obter uma saída que é uma informação útil, dando um feedback a empresa, de forma a auxiliar a parte tanto administrativa como operacional para saber se está crescendo e compreender o que deve mudar ou continuar tanto no Sistema Organizacional como Computacional.. Um sistema Informatizado é formado por Hardware, Software, mas sozinhos não funcionam precisam de pessoas e com elas conhecimento para se ter um bom desempenho organizacional.

Pode se dizer que um Sistemas de Informação é a solução organizacional e administrativa baseada na Tecnologia da Informação para enfrentar desafios tanto do ambiente interno como externo a organização, então para se fazer bom uso de um SI deve se entender a administração, conhecer a empresa e as tecnologias, para melhor configura-lo.

Uma organização coordena seu trabalho através de uma estrutura hierárquica de forma piramidal, onde o topo e o meio abrange administradores e profissionais técnicos e a base o operacional, usa também Procedimentos Operacionais Padrão que são regras escritas, manuais para orientação aos funcionários. Os Processos de negócio, os Procedimentos operacionais e a cultura de cada empresa são integrados aos SI. Para esta integração funcionar é necessário muitos e diferentes tipos de pessoas capacidades conhecimento e experiência, estas diferenças geram conflitos em uma empresa que são a base das políticas organizacionais.

A tarefa da administração é exercitar liderança, conhecendo os problemas organizacionais e procurar uma solução para eles através do planejamento, coordenação, controle e execução destes, não limitando-se só a métodos existentes, mas sempre procurando coisas novas, sendo que cada nível administrativo tem seu papel.

O uso da Tecnologia da Informação hoje é a melhor maneira de acompanhar e controlar métodos administrativos, a união do Hardware, Software, novos e ótimos meios de armazenamento de dados e informações e meios de comunicação cada vez melhores interligando fisicamente a estrutura formam o SI que auxiliará a empresa proporcionando alto nível de serviço objetivando baixo custo tornando a organização cada vez mais competitiva.

Os Sistemas de Informação são sociotécnicos, compostos por abordagens técnicas modelos matemáticos que envolvem a ciência da computação, a ciência da administração e a pesquisa operacional, e também abordagens comportamentais que envolvem a Psicologia, Economia e a Sociologia onde juntas não ignorando a tecnologia, formam um Sistema de Informação Gerencial para melhor controle e desempenho do Sistema, ou seja, do ambiente Organizacional que está inserido este Sistema de Informação.

Os sistemas utilizados hoje afetam diretamente o modo dos administradores decidir, planejar e gerenciar seus funcionários tornaram-se itens independentes, de um lado a regras e processos empresariais de outro a tecnologia equipamentos e funções, juntos no sistema de informação gerencial buscam desempenho, mas para isso precisam estar aptos.

Com o preço cada vez menor de computadores e a utilização de redes tanto publicas como privadas facilitam e especificam a utilização dos Sistemas de Informação, pois modificam o modelo, a forma das empresas, que passam a compartilhar suas informações não só com seus colaboradores, mas com fornecedores clientes e até concorrentes, distribuídas com baixo custo, através de um conjunto de paginas eletrônicas interligadas por links (WWW) formando os sites Web também utilizados para marketing, vendas globalmente etc.

Então as empresas através das redes internas e externas interligadas compartilham informações a fim de aperfeiçoar os processos de negócios internos, coordena-los com outras organizações, e manter seu próprio controle através da emissão ou acesso a relatórios precisos e momentâneos..

Antes do uso do computador e da TI as organizações eram ineficientes, lentas e menos competitivas, hoje são mais ágeis, necessitam até menos funcionários, o que por um lado pode ser considerado até um problema, pois diminui oportunidades de empregos, e com esta diminuição consequentemente ficam menores também os níveis hierárquicos.  Estas mudanças fornecem mais controle da parte operacional e dos próprios produtos para os gerentes, pois podem fazer o monitoramento planejamento e previsão a longa distancia.

Estes novos modelos de comunicação proporcionam o trabalho longe do escritório sendo feito em casa ou outro lugar, não necessitando de reuniões e contato físico melhorando o desempenho, pois não há perda de tempo.

Outro fator importante dos Sistemas de Informação é que estão substituindo trabalhos manuais, uso de papéis modificando a rotina de trabalho, atendendo melhor os clientes criando também novos produtos e serviços.

As empresas estão utilizando a tecnologia de comunicações a fim de serem mais flexíveis, ampliando a capacidade de perceber e reagir as mudanças de mercado aproveitado novas oportunidades. Por exemplo, pequenas organizações utilizam os SI para garantir forças, tarefas de coordenação, concorrência, controle de estoque diminuir numero de funcionários e enfim procurar alcançar uma organização de maior porte que usam os SI para adquirir agilidade e rapidez e é claro diminuir custos. As redes também são utilizadas para localizar mercados que podem ser individuais, através de pedidos feitos especialmente para uma única pessoa ou uma grande demanda para o comércio em geral.

Com a ligação em rede de diferentes organizações,, fornecedores e clientes surge o conceito de Sistemas Interorganizacionais que proporcionam um intenso compartilhamento de recursos, conhecimento negócios, com isso as empresas tornam-se mais eficientes, valorizam mais os clientes e tornam-se cada vez mais competitivas.

Com a utilização do Comercio eletrônico através da Internet, as empresas aumentaram ainda mais suas vendas, pois além de vender no ambienta que está inserida, vende para outras e distantes localidades.  As empresas também estão aproveitando a Internet para fazer uso de Intranet que são redes internas comunicando todos os setores e funcionários que quando podem ser acessadas por pessoas de fora com autorização é claro, tipo fornecedores passam a ser chamadas de Extranet.

Como toda regra sempre tem uma exceção, os SI proporcionam diversos benefícios para empresas e pessoas, pois aumentam a competitividade e criam novos cargos nelas, mas por outro lado trazem diversos problemas, pois a empresa pode tornar-se dependente do sistema, ou seja, as pessoas deixam de pensar e utilizar seus conhecimentos e culturas, também podem diminuir oportunidades de empregos, pois além de automatizar os serviços eliminando funções, exigem pessoas experientes e com qualificação profissional o que acaba por eliminar oportunidades de emprego, até por questão de conhecimento não só em informática e adaptabilidade ao SI.

Além de desafios para as empresas surgem desafios aos administradores em relação a montagem e utilização de SI Informatizados, como por exemplo, Projetar sistemas competitivos e eficientes, entender para que o sistema serve no ambiente empresarial global, criar uma arquitetura de informação que é própria para cada empresa de acordo com suas necessidades que apóie a organização, determinar o valor do sistema para empresa de acordo com os recursos que possui e projetar um sistema de fácil entendimento por todos, com controle e responsabilidade ética e social.

Além de todas as mudanças e desafios tanto nas empresas, como para os administradores, a Tecnologia da Informação cria oportunidades de aprendizagem que tornam os Sistemas de Informação Gerenciais mais significativos e interessantes, pois como administradores são ditos solucionadores de problemas, usam um SI como uma ferramenta que auxilia na solução dos mesmos tanto internos quanto externos a ela, eles são produto das estrutura, cultura, política, fluxos de trabalho e procedimentos organizacionais.

Enfim Os SI não são sistemas isolados, abrangem diversos setores, são formados por subsistemas e a maioria utiliza a internet como meio de comuicação. Surgiram com a necessidade de trabalhar com um número maior de informações armazenadas digitalmente em um banco de dados e compartilhadas por meio da rede. E também  pode se dizer que hoje um Sistema de Informação e uma Organização são dependentes, pois  no mercado globalizado e competitivo de hoje uma Organização não sobrevive sem um Sistemas de Informação e um  Sistema de Informação não existe sem uma Organização, e juntos usam  a Tecnologia da Informação e técnicas Administrativas como suporte as suas  funções.

O desenvolvimento web torna-se cada vez mais interessante e importante para as emprezas e instituições, até mesmo para uso pessoal. Nos próximos artigos serão apresentadas alguma técnicas de desenvolvimento.

Até a próxima e não deixe de enviar seus comentários .

Obrigada

Mais sobre: gerencia
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.