Links patrocinados, o que são?

Links patrocinados são a forma mais ágil de se anunciar e gerar visitantes no comércio eletrônico. Os links patrocinados são anúncios, geralmente de tamanho pequeno, postados em sites de busca como o Google ou Yahoo, ou em grandes portais de conteúdo como o UOL

Por | @oficinadanet Marketing Digital
Links patrocinados são a forma mais ágil de se anunciar e gerar visitantes no comércio eletrônico.  Os links patrocinados são anúncios, geralmente de tamanho pequeno, postados em sites de busca como o Google ou Yahoo, ou em grandes portais de conteúdo como o UOL.

Características dos links patrocinados:

Links patrocinados são pagos por clique
Diferentemente dos banners que são pagos no sistema de CPM (custo por mil exposições), os links patrocinados são pagos por clique, ou seja, você só paga se o usuário efetivamente clicar no link e for direcionado ao seu site.  

O custo dos links patrocinados é estabelecido em um sistema de leilão
Apenas o custo mínimo de cada link patrocinado é fixado, normalmente em 0,15 reais. A partir dai esse custo aumenta conforme a quantidade de anunciantes interessados em determinada palavra-chave, ou seja, quanto mais anunciantes desejarem anunciar naquela palavra maior será o custo do anúncio.

Quem paga mais ocupa as melhores posições   
O anunciante que der o lance mais alto por determinada palavra-chave ocupará a primeira posição na página, aquela que gera maior volume de tráfego. O segundo maior lance ocupará a segunda melhor posição e assim sucessivamente. Dica: a melhor relação custo-benefício geralmente não é a primeira posição.

Vantagens de dos links patrocinados em relação a outros tipos de anúncios no comércio eletrônico
    • Links patrocinados normalmente são mais baratos que anúncios em banners porque existe uma grande quantidade de palavras-chave disponíveis, de tal forma que o anunciante pode procurar alguma palavra que tenha relação com o seu produto e cujo custo seja compatível com o retorno esperado. É importante ressaltar que a custo dos links patrocinados tende a aumentar à medida que o sistema se torne mais conhecido e utilizado como meio de promoção.

    • Outra vantagem é que no sistema de links patrocinados o anúncio será exposto àquelas pessoas que digitaram uma palavra-chave associada ao produto e que, naturalmente, devido ao seu interesse, são mais propensas a clicar e  visitar a página do anunciante. De fato, o percentual de usuários que clicam em links patrocinados é maior do que aquele verificado nos banners.

    • Anúncios no formato de links patrocinados são relativamente fáceis de implementar e, principalmente, de serem avaliados em termos de retorno. O anunciante interage diretamente  com os sistemas que configuram os parâmetros da campanha e fazem o rastreamento dos resultados, apresentando relatórios detalhados para cada palavra-chave.

Quatro etapas para começar uma campanha com links patrocinados

1.  Inscrever-se em um dos grandes sites de busca.
Ao abrir uma conta, colocando suas informações cadastrais e dados financeiros como cartão de crédito, você já pode começar a sua divulgação em questão de horas. Os dois maiores fornecedores desse serviço são o Google.com.br  e Yahoo.com.br

2.  Escolher as palavras-chave adequadas ao seu negócio.
O processo é similar ao utilizado na otimização de sites para posicionamento nos sites de busca. Você deve encontrar as palavras-chave que estão associadas ao seu produto e que irão servir como elo de ligação com seus clientes potenciais. O próprio sistema de gerenciamento dos links patrocinados vai fornecer sugestões de palavras com uma boa demanda.

3.  Escrever os anúncios.
Os anúncios são curtos, máximo de 250 caracteres no caso do Yahoo search, e no caso dos links patrocinados a preocupação com o convencimento do leitor não é tão crucial quanto em outros anúncios uma vez que o custo somente  vai ocorrer no caso do usuário clicar no link.

4.  Monitorar os resultados.
É fundamental fazer uma avaliação constante de suas campanhas, principalmente no início, para determinar quais as palavras-chave que apresentam os melhores custo-benefício e determinar a oferta de preço para o anuncio que seja mais conveniente. Os sistemas oferecem inúmeros instrumentos de avaliação, inclusive a possibilidade de levantar a taxa de conversão para cada anúncio bem como o custo de cada conversão (venda concretizada por meio do link patrocinado)  

Fonte: e-commerce.org.br

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