Analisando os 5 principais programas de afiliados do Brasil

Realizando uma análise dos quatros principais programas de afiliados utilizados no Brasil para monetização de sites e blogs. É comum me perguntarem qual a melhor forma de ganhar dinheiro com um site ou blog.

Por | @oficinadanet Marketing Digital
É comum me perguntarem qual a melhor forma de ganhar dinheiro com um site ou blog. A pergunta é simples, mas a resposta nem tanto.Ainda há um preconceito muito grande com relação à obtenção de lucros oriundos da internet, muitos pensam que é um dinheiro que vem fácil, sem esforço algum.

É fácil analisarmos apenas o resultado final de um processo e esquecermos de todo o caminho que foi percorrido. Uma coisa deve estar clara para quem deseja utilizar a internet profissionalmente: Dinheiro só vem com muito trabalho - como em qualquer outra profissão.

Vamos lá, abaixo estarei realizando uma análise dos quatros principais programas de afiliados aqui do Brasil, a análise é minha opinião, então, se você possuir uma opinião divergente a minha, por favor, poste um comentário.

Google Adsense


URL: www.google.com/adsense

Analisando os 5 principais programas de afiliados do Brasil

Acredito que é o mais utilizado hoje e o que gera uma maior receita. Porém, o segredo é ter conteúdo relevante e sempre estar abastecendo com novos conteúdos. E cuidado, o Google “não gosta” de conteúdo duplicado, ou seja, não adianta sair copiando conteúdo de outros sites.

Vantagem: O pagamento é realizado em dólar e os anúncios exibidos, quase sempre, são relacionados ao conteúdo (relevância).

Desvantagem: Como o pagamento é realizado nos EUA através de transferência eletrônica, há certa burocracia para receber, mas nada que não compense utilizá-lo.



Buscapé


URL: www.buscape.com.br/afiliados

Analisando os 5 principais programas de afiliados do Brasil

É o programa de afiliado que possui menos burocracia a meu ver, o pagamento é feito por clique em valor pré-estipulado (cerca de 15 centavos por clique). O que vejo de desvantagem nesse programa de afiliado é o fato de ele não tratar por relevância e sim por categorias de anúncios. Você escolhe a categoria “informática”, por exemplo, e então será exibido o banner de informática em seu site.

Vantagem: Sem burocracia para o pagamento, é realizado através de depósito bancário.

Desvantagem: Não possui relevância nos anúncios, tendo uma taxa de reversão (cliques) pequena.



Hotwords


URL: www.hotwords.com.br

Analisando os 5 principais programas de afiliados do Brasil

Acredito que seja o programa de afiliado mais novo, senão me falha a memória, está para completar 2 anos de vida. O mecanismo de exibição dos anúncios é semelhante ao do Google Adsense, relevância. A grande vantagem é que os anúncios não ocupam espaço, sendo que, são exibidos como links no conteúdo do site.

Vantagem: Não possui burocracia para efetuar o pagamento, é realizado através de depósito bancário.

Desvantagem: Nem sempre a relevância dos anúncios acontece, sendo que, ele utiliza a palavra chave por si só, em não o contexto global.



Mercado Livre


URL: pmsapp.mercadolivre.com.br/jm/pms

Analisando os 5 principais programas de afiliados do Brasil

O programa de afiliados do Mercado Livre vem crescendo e melhorando gradativavemente. Já teve uma grande melhora quando permitiram enviar o RPA via e-mail.

Vantagem: Cadastro ativo no site vale um bom dinheiro.

Desvantagem: Comissão por venda e não por cliques.



Submarino


URL: www.submarino.com.br/afiliados

Analisando os 5 principais programas de afiliados do Brasil

Muitos sites estão começando a utilizá-lo, o pagamento é realizado por comissão de vendas. Há uma tabela de percentual de comissão para cada categoria de produtos, livros, por exemplo, é de 8% (nada mal não?). O Submarino fornece banners que são atualizados automaticamente e também permite a criação de link diretamente para produtos.

Vantagem: Por ser uma empresa consolidada no Brasil, torna a venda mais segura e consequentemente, a decisão de compra por parte do consumidor é mais rápida. Outra grande vantagem, é que assim que o usuário clicar no banner em seu site, seu código de afiliado é armazenado e você também receberá a comissão de compras futuras que por ventura o usuário realizará.

Desvantagem: O pagamento é realizado mediante envio de recibo através dos correios.



Espero que com essa análise empírica eu possa ter ajudado você a se decidir qual dos programas de afiliados utilizar. Já participei de todos os programas que mencionei à cima e não tive problema em receber de nenhum deles, todos são empresas consolidadas em seus segmentos.

Algumas dicas para obter lucro com seu site:
    1. Respeite seu usuário
    2. O dinheiro é conseqüência de um trabalho bem feito
    3. Conteúdo é o fator mais importante para o sucesso de um site ou blog

Até a próxima!

Mais sobre: links patrocinados, dinheiro, especial_weblivre
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários