O Outlook Express como muitos já sabem é o programa gerenciador de e-mails favorito de todos. E para lhe ajudar de tal forma preparei este tutorial para que você tire maior proveito do mesmo com estas 50 dicas e atalhos.

1. Para efetuar o download de seus e-mails para mais de um PC, clique em Propriedades de sua conta de e-mail e então mude para a janela Avançado. Sob Enviar, marque a caixa Deixar uma cópia da mensagem no servidor.

2. Gostou do papel de carta de alguém? Abra a mensagem contendo-o e escolha Arquivo, Salvar como papel de carta.

3. Para fazer seus próprios modelos personalizados clique em Ferramentas, Opções, janela Compor. Sob Papel de carta clique em Criar novo e pronto!

4. Envie páginas da Web inteiras por e-mail - escolha Mail, Enviar página no Internet Explorer e isso abrirá um novo e-mail contendo essa página da Internet no Outlook Express.

5. Remova automaticamente e-mails indesejados de certas pessoas clicando em Ferramentas, Regras de mensagens, Lista de Remetentes bloqueados. Adicione um endereço de e-mail para a lista e tudo o que vier desse remetente irá para a pasta de Itens excluídos.

6. Confirme se a pessoa que está recebendo seus e-mails possui seus detalhes de contato com um cartão de negócios. Primeiro crie um utilizando o Livro de endereços. Quando tiver feito isso, marque sua entrada no Livro de endereços, clique em Arquivo, Exportar e escolha Cartão de negócios. A próxima vez que enviar um e-mail escolha Inserir, Cartão de negócios.

7. Envie mensagens sem mesmo ter aberto o Outlook Express. Clique em Iniciar, Executar e digite mailto: seguido pelo endereço de e-mail do destinatário que deseja enviar a mensagem, por exemplo, mailto:[email protected] - então clique em OK.

8. Se você possui o Word instalado, você pode utilizar sua correção ortográfica no Outlook Express. Clique em Ferramentas, Opções, na janela Correção ortográfica. E confira se Sempre verificar ortografia antes de enviar está marcado e o Outlook Express fará a correção por você.

9. Para acelerar o processo de verificação um pouco, confira se está marcado Ignorar o texto original em uma resposta ou encaminhamento - afinal, você não quer fazer a correção ortográfica do texto dos outros também, não é?

10. O servidor não envia suas mensagens porque elas são muito grandes? Divida arquivos extensos em pequenos arquivos no lugar. Selecione Ferramentas, Contas e clique em Propriedades da conta de e-mail que precisa alterar, mude para a janela Avançado, e marque a caixa Quebrar mensagens maiores que. Finalmente, insira o tamanho máximo de um arquivo que seu servidor de e-mail aceite na caixa KB.

11. Faça backup de seus endereços de e-mail agora: selecione Arquivo, Exportar, Livro de endereços. Salve-o como um Arquivo de texto (vírgula separando-os), nomeie, e então, escolha o campo de informação que deseja salvar.

12. Faça o Outlook Express seu programa padrão de gerenciamento de e-mails - selecione Ferramentas, Opções, janela Geral.

13. Utilize a opção de visualizar grupos de notícias off-line - selecione Ferramentas, Contas, janela Notícias. Clique em Adicionar, Notícias, e então siga o Assistente. E obtenha os detalhes do servidor de notícias através de seu Servidor de Internet.

14. A primeira vez que cria uma conta de notícias uma lista de todos os grupos de notícias disponíveis são carregados em seu computador por download. Existem dezenas de milhares deles, e isso provavelmente demorará alguns minutos para terminar o download da lista inteira.

15. Economize espaço em seu disco rígido escolhendo Arquivo, Pastas, Compactar.

16. Efetue um back up de suas pastas de e-mail manualmente. Vá para C:WindowsDados de AplicativosIdentidades. Abra a pasta com letras estranhas (podem haver mais de uma, então você precisará localizar seu perfil), então Microsoft e Outlook Express na seqüência. Todas as suas pastas serão armazenadas aqui como arquivos de extensão .DBX.

17. Possui uma conexão à Internet permanente? Deixe o Outlook Express periodicamente verificar seus e-mails - selecione Ferramentas, Opções, janela Geral. Na caixa Verificar por novas mensagens a cada X minuto(s), e entre com o valor de sua escolha.

18. Para desconectar no momento em que suas mensagens são enviadas e recebidas, selecione Ferramentas, Opções, janela Conexão e marque a caixa Desconectar após enviar e receber.

19. Utilize Ferramentas, Opções, Manutenção para evitar que antigas mensagens e anexos que estão obstruindo seu diretório de grupo de notícias - clique no botão Limpar agora, confira que o grupo de notícias que deseja limpar está na caixa Informação de arquivo.

20. Você também pode utilizar a opção Compactar da mesma forma que na dica 915 para manter seu grupo de notícias à mão.

21. Pode ser um pouco difícil de soletrar, mas é no site www.stationary.org que você encontrará centenas de papeis de carta já prontos para o Outlook Express.

22. Se enviar mensagens regularmente para uma pessoa em particular dê um clique com o botão direito na área de trabalho e escolha Novo atalho. Na linha de comando digite mailto:(endereço de e-mail dessa pessoa). Apenas dê um clique duplo no ícone para enviar um e-mail.

23. E tem mais. Você pode incluir uma linha de assunto no e-mail assim como adicionar ao final da mensagem. ?subject=(assunto aqui).

24. Encaminhe múltiplas mensagens utilizando a tecla Ctrl conforme clica em cada um até selecionar todos a quem deseja enviar. Então, dê um clique com o botão direito na área marcada e escolha Encaminhar como anexo no menu.

25. Está com dificuldades para manter o controle de múltiplas conversas por e-mail? Escolha Exibir, Visualização atual, Grupo de mensagens por conversação.

26. Adicione uma assinatura já pronta para cada e-mail em Ferramentas, Opções, janela Assinaturas.

27. Mantenha as contas de e-mail das pessoas separadas criando identidades individuais para cada pessoa. Escolha Arquivo, Identidades, Adicionar nova identidade para criar um novo usuário (com senha se precisar). Você precisará criar ou importar uma conta para essa identidade.

28. Abra o componente Sons do Painel de controle, desça a lista Nova notificação de e-mail na janela Eventos: e você poderá mudar o som padrão quando uma nova mensagem de e-mail chegar em sua caixa de entrada.

29. Crie um novo modelo para seus e-mails escolhendo Arquivo, Salvar como. Salve o arquivo em algum lugar seguro, então crie um atalho para isso em sua barra de tarefas ou área de trabalho para rápido acesso ao modelo.

30. Faça ainda mais personalizações no Outlook com o software TweakI (no CD ou não?). Clique em Win Tweaks, mude para a janela Internet Explorer e clique em Configurações do Outlook (Outlook Express settings).

Atalhos:


1. Ir para a próxima mensagem Ctrl + >
2. Voltar para a mensagem anterior Ctrl + <
3. Imprimir mensagem Ctrl + P
4. Selecionar todas as mensagens Ctrl + A
5. Abrir ou enviar uma nova mensagem Ctrl + N
6. Responder ao autor da mensagem Ctrl + R
7. Responder a todos Ctrl + Shift + R
8. Ir para a próxima mensagem não lida Ctrl + U
9. Ir para o próximo tópico de notícias Ctrl + Shift + U
10. Fechar uma mensagem Esc
11. Remover mensagem Ctrl + D
12. Encaminhar mensagem Ctrl + F
13. Responder a todos em um grupo de notícias Ctrl + G
14. Enviar e receber e-mails Ctrl + M
15. Ir para o índice Ctrl + I
16. Localizar texto F3
17. Localizar uma mensagem Ctrl + Shift + F
18. Verificar ortografia F7
19. Inserir assinatura Ctrl + Shift + S
20. Enviar uma mensagem Ctrl + Enter/ Alt + S