ISO 9001: Seja Consultor Interno

Se o sistema de gestão da qualidade for comparado a uma orquestra, o gestor é o maestro. Mas além de reger os músicos (processos), ele também deve ajudar na afinação dos instrumentos (atendimento aos requisitos da norma)!

ISO 9001: Seja Consultor Interno
Se o sistema de gestão da qualidade for comparado a uma orquestra, o gestor é o maestro. Mas além de reger os músicos (processos), ele também deve ajudar na afinação dos instrumentos (atendimento aos requisitos da norma)!

Ele deve continuamente observar e acompanhar os processos que façam parte do SGQ, a fim de verificar se estão em conformidade com a norma e se não sofreram alterações. Num período como esse em que muitas empresas estão adequando seus processos, procedimentos e IT´s para a nova versão da ISO 9001, ele é que deve orientar a todos sobre a real interpretação dos requisitos. Para isso é preciso que tenha esmiuçado a norma e verificado se sua interpretação é condizente, comparando com outros profissionais e ajustando sua visão. Só assim ele será capaz de orientar de forma correta.

É um aprendizado muito útil e um exercício que recomendo: a leitura e releitura da norma e a busca por outras opiniões. Tenho visto auditores e consultores pedirem coisas absurdas com a tarja de que são necessárias para atender a norma, quando na verdade não passam de uma má interpretação dos requisitos… A ISO 9001 na verdade é uma das normas mais flexíveis e fáceis de atender, mas tem gente que a recobre de uma aura quase cabalística, privilégio de poucos iniciados. E quem cai facilmente nessa conversa são gestores despreparados, que não buscam conhecer a fundo nem a norma nem os processos da organização.

Portanto, atuar como consultor interno é uma grande responsabilidade, mas também uma oportunidade de ganhar visibilidade para seu trabalho e para você, desde que seja coerente! Não pense que é simples. Sua opinião e sugestões serão questionadas pelos colegas e por auditores; é preciso que estejam bem embasadas para ganharem os possíveis debates e de quebra, o respeito dos outros.

Ser consultor interno é ser uma referência dentro do seu microcosmo, e quanto mais você acumula e aprofunda o conhecimento sobre os processos e sobre a norma, aumenta sua assertividade e se tornam mais claras as possibilidades de sucesso das suas intervenções. Mas não se trata de ser o “dono da verdade”, principalmente no que diz respeito aos processos. O conhecimento que adquirir será útil, mas não determinante. Tenha sempre em mente que quem executa o processo é geralmente seu maior conhecedor e sabe (ou deve saber) causas, efeitos e limitações, força e fraqueza do processo. É preciso ter humildade e reconhecer quando não se é o autor da melhor idéia, incentivar os outros na busca das soluções. Exaltar quem acerta, sem execrar quem erra…

Quando atua como consultor interno, o profissional da qualidade tem que cultivar a empatia, a resiliência, a ponderância… Precisa ser flexível sem chegar a ser conivente com falhas; não impor, mas sugerir mudanças. Buscar sempre o consenso. (Não falei que era difícil???). É preciso ganhar seu espaço mostrando que está ali para somar, para ajudar, não para mandar e controlar. Quando isso acontecer, você será visto como um facilitador, as pessoas irão procurá-lo para pedir sua opinião e suas idéias.

E isso, posso garantir, não tem preço!!! Compre essa briga e verá o quanto você pode crescer e se desenvolver profissionalmente, quanto conhecimento vai acumular e o quanto ele será útil no seu futuro!

Não esqueça que a Qualidade é feita principalmente de pessoas e, obviamente, pessoas mais capacitadas podem gerar uma Qualidade melhor!!! Faça tudo para ser, então, uma pessoa assim! O futuro da Qualidade agradece…

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Conteúdo relacionado

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021
Xiaomi

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021

Qual marca consegue oferecer modelos de celular que sejam bons e que não custe tanto? É provável que você tenha pensado na Xiaomi, e sim, você está certo. Confira a nossa lista de melhores modelos da empresa para comprar atualmente!

Para que serve ISO 9001?
Negócios

Para que serve ISO 9001?

A ISO 9001 é uma norma de garantia da qualidade de projetos/processos de uma empresa. Conheça mais sobre a ISO 9001 e veja qual a sua abrangência, sua instalação, entre outros detalhes.

Certificação ISO 9001:2008
Negócios

Certificação ISO 9001:2008

Nesse artigo apresentamos os principais passos para obter a tão sonhada certificação ISO 9001 que muitas empresas almejam para melhorar a qualidade e comprometimento em atender as necessidades de seus clientes.