Computação nas nuvens ou Cloud Computing, para muitos, pode estar longe de ser uma realidade, mas na verdade é uma das áreas que mais crescem em Tecnologia da Informação. Há uma demanda muito grande de projetos no mercado, no entanto, a procura ainda não corresponde com os investimentos, mesmo assim a estimativa é de que até o final de 2009 o mercado de Cloud Computing avance em até 22% em relação com o ano anterior.

Ferramentas e aplicações vêm sendo desenvolvidas e lançadas a cada ano, tanto na área de hardware, quanto na de software (proprietários ou não). Empresas como a Microsoft, Google, Sun, Oracle, Dell e IBM, também estão na briga para dominar as "nuvens".
Entre as soluções existentes na internet, está o EyeOS, sistema operacional open source, de licença GPL (General Public License), ou seja, qualquer um pode acessar e usufruir de um sistema via web sem custo algum, basta um navegador e um computador com acesso a internet.

O EyeOS disponibiliza ao usuário uma série de aplicativos: suíte office, browser, jogos, calendário, agenda, leitor PDF, etc. Além disso, é possível salvar e compartilhar seus arquivos, músicas e vídeos, utilizando a opção "Places" no gerenciador de arquivos do sistema. A interface é intuitiva, agradável e leve. O acesso pode ser pelo site my.eyeos.com.br, através de um simples e rápido cadastro, inclusive está disponível em português brasileiro. Outra opção é baixando e instalando em um servidor web (ideal para quem deseja ter um espaço maior para upload de arquivos), com Apache e PHP5 previamente instalados.

No site do sistema são apontados alguns cases de sucesso em ambiente educacionais e de administração pública do EyeOS, que também foi considerado em agosto o Projeto do Mês do site SourceForge. E para aqueles que tiverem interesse em colaborar com seu desenvolvimento ou conhecer melhor o projeto é só acessar: http://eyeos.org/en/