A ferramenta de estratificação tem como função analisar os dados para buscar oportunidades de melhoria, sempre utilizada nos casos cujos dados mascaram os fatos reais. Isto geralmente ocorre quando os dados registrados provêm de diferentes fontes, mas são tratadas igualmente sem distinção.

Aplicações

  • Analisar dados com o objetivo de encontrar oportunidades de melhorias;
  • Dividir os dados em categorias ou características importantes com o objetivo de direcionar ações corretivas;
  • Separar os dados de modo a expor padrões latentes;
  • Buscar identificar origens diferentes e, assim, direcionar a sua solução;
  • Focalizar os dados em subgrupos para analise dos seus efeitos;
  • Pesquisar os caminhos que contribuem com maior intensidade na identificação de um problema;

Como construir

1° Pesquisar as causas de falhas de um processo, rever todas as variáveis que possam controlar a qualidade dos seus resultados. Depois, para cada uma delas, preveja que fatores podem controlar mudanças nos seus respectivos comportamento estatístico. Uma forma fácil de fazer isto é pôr em discussão as relações entre cada variável e os 6 Ms do diagrama de Ishikawa;

2° Selecionadas as variáveis que serão medidas e os agrupamentos que serão organizados, prepare listas de verificação para coleta dos dados. Os resultados serão tratados estatisticamente, calculando-se, por exemplo, a média e amplitude e montando os histogramas para cada grupo.

A estratificação de ordenamento é o primeiro tratamento que os dados recebem, dentro das estatística descritiva.

A organização dos dados em uma determinada ordem simplifica, por exemplo, o cálculo da amplitude e permite uma representação gráfica que seja mais expressiva do que a tabulação.