Áreas de atuação gerencial

Conforme padronização do PMI, os processos das etapas de um projeto de informática, citados no artigo anterior abordam nove áreas de conhecimento gerencial

Por | @irialuppi Carreira em TI
Conforme padronização do PMI, os processos das etapas de um projeto de informática, citados no artigo anterior abordam nove áreas de conhecimento gerencial:

1. A Gerência de Integração inclui os processos necessários para assegurar que os vários elementos do projeto estão adequadamente coordenados. Ela se aplica tanto ao desenvolvimento do Plano de Ação do Projeto como à sua execução e ao controle de alterações.

2. A Gerência do Escopo inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e somente o trabalho necessário, para completar o trabalho com sucesso. Por “escopo” se entende o que será feito, relativamente ao trabalho e ao produto, e esta área trata tanto da definição do escopo e do seu controle durante a execução do projeto. A principal técnica para a definição do escopo é a confecção da Estrutura de Decomposição do Projeto (Work Breakdown Structure)

3. A Gerência do Tempo inclui os processos necessários para assegurar o planejamento e execução do projeto em um prazo adequado. Esta área engloba o levantamento das atividades do projeto (definição,seqüenciamento, estimativa de duração), o agendamento (scheduling) do projeto e seu controle.

4. A Gerência de Custos inclui os processos necessários para assegurar que o projeto possa ser executado dentro do orçamento aprovado. Esta área engloba o planejamento de recursos, as estimativas de custos dos recursos, a confecção do orçamento e o controle de custos.

5. A Gerência da Qualidade inclui os processos necessários para assegurar que o projeto vai satisfazer as necessidades para o qual foi concebido. Esta área engloba o planejamento da qualidade, a garantia da qualidade e o controle da qualidade.

6. A Gerência de Recursos Humanos inclui os processos necessários para que se faça o melhor uso dos recursos humanos envolvidos no projeto. Esta área engloba o planejamento organizacional, a formação e desenvolvimento da equipe do projeto.

7. A Gerência de Comunicações inclui os processos necessários para assegurar a adequada geração, disseminação e armazenamento de informações do projeto. Esta área engloba o planejamento e a distribuição de informações.

8. A Gerência de Riscos inclui os processos relacionados com a identificação e análise dos riscos do projeto. Esta área engloba a identificação dos riscos, sua quantificação, estabelecimento de contramedidas e acompanhamento dos fatores de risco.

9. A Gerência de Suprimentos e Contratação inclui os processos necessários para a aquisição de bens e serviços fora da organização executora do projeto. Neste, tem-se  a confecção do plano de compras (bens e serviços), o levantamento de potenciais fornecedores, a licitação, a contratação, a administração do contrato e o fechamento do contrato.

O grau de conhecimento nos assuntos acima, necessários a cada gerente, vai depender do seu nível na hierarquia do gerenciamento do projeto em questão. Gerentes que estão diretamente relacionados com o desenvolvimento do produto ou serviço necessitam fortes conhecimentos de Gerência de Tempo, Custos, Recursos e Qualidade. Já gerentes que estão em níveis superiores necessitam de conhecimentos de Gerência de Comunicações, Riscos e Recursos Humanos.

Mais sobre: gerência produto serviço
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