A tão famosa web 2.0 nos trouxe alguns benefícios dentre eles destaco um que acho importante. A opinião dos usuários é algo tão que vem mudando a internet. Produtos a venda na internet não podem mais dispensar a questão de comentários.

Você sabe o que os usuários pensam sobre seu site? Que tal abrir uma porta para que eles opinem e discutam melhorias que você poderia fazer? A internet colaborativa tem uma característica essencial que é de todos poderem opinar e usufruir de informações. Mas o que difere o site A do site B? eu diria que a capacidade que um tem de tornar a opinião e principalmente a conduta do usuário como principal fator de atualização e ramo do site.

Votações e comentários:

Uma forma de entender o usuário e definir o que é melhor do que é pior no seu site são as votações, possibilitar que seus usuários votem e dêem sua opinião. Comentários são ótimas formas de expressão dos visitantes, permita que eles o façam, e tente exigir que façam, somente assim você saberá a opinião deles e poderá então correr para o lado que eles querem que você o faça. Uma dica fundamental, não se ache o POPSTAR! Responda aos comentários que são feitos em seu site, você não é melhor que o usuário que navega em seu site, a humildade deve ser uma característica fundamental para o bom andamento de seu site.

Empresa muda os produtos a pedido de clientes pela internet:

Em setembro do ano passado (2008) a Nestlé mudou os produtos das prateleiras dos supermercados por críticas recebidas pelas redes sociais. Vejamos este exemplo, uma grande empresa cria novos sabores para um de seus principais produtos o "Nescau" que era vendido desde 1987. Depois de algum tempo os clientes através do Orkut reclamaram da necessidade de ter novamente o sabor tradicional, foi o que a Nestlé fez, imediatamente repôs o sabor tradicional.


Veja o quão grandiosa é a internet e a participação das pessoas sobre os produtos de uma empresa. Mudar toda uma "jogada de marketing" para aumentar as vendas por que pessoas pediram isto. Quando que em tempos atrás você pensaria que algo assim aconteceria?

Outras empresas vêm usando a internet como fonte de pesquisa para saber o que seus clientes pensam sobre seus produtos. As redes sociais são a melhor forma de determinar se um produto é bem quisto pelas pessoas.

Comentários em produtos:

Você compra produtos na internet, ou pelo menos sabe de alguém que já comprou, antes de fazer a transação você não pesquisou sobre a empresa onde comprava, ou sobre o produto em questão? Comprar pela internet é uma forma muito rápida e confortável, você faz o pedido e recebe em sua casa, é o que se espera, não? Muitos sites, principalmente de leilões são responsáveis por calotes, entregas mal realizadas, produtos que não são o que foi comprado, é o que acontece quando a compra é feita sem antes pesquisar sobre o vendedor ou sobre o produto desejado. O foco que quero chegar é que você deve sempre pesquisar antes de comprar algo, e isto é extremamente importante para que a compra seja realizada com sucesso e sem constrangimentos. Se a empresa que vende o produto não fornece comentários sobre os mesmos, procure nas buscas, nas redes sociais. Uma grande dica é antes de começar uma compra já inicie desconfiando, a confiança você terá na medida em que for pesquisando opiniões de outros clientes que já realizaram o mesmo processo que você vem fazendo.

Para concluir, a idéia deste texto é que você fique de olho no que os visitantes do seu site fazem e querem, use isto a seu favor, seja humilde e participe também das discussões.

E você o que pensa a respeito disto? Comente abaixo.