Dando continuidade ao artigo a era da informação e os movimentos sociais, os mesmos serão detalhados a seguir :

1. Aprendendo a ser
O sistema educacional deveria contribuir ao desenvolvimento completo de cada indivíduo ou seja mente , corpo, inteligência, sensibilidade, apreciação, estética , espiritualidade e hoje tecnologia e inclusão digital . Para evitar exclusões todos devem receber durante a infância e adolescência uma educação para poder desenvolver de maneira independente e crítica a capacidade de pensar e julgar, para que no futuro possa decidir a respeito dos melhores caminhos nas diferentes circunstâncias da vida .

Na pesquisa foi perguntado aos jovens se eles se consideravam mais globais ou mais brasileiros, os  profundamente envolvidos com computação, que programavam e buscavam ter competências técnicas, se auto-definiram como sendo mais globais e isso no estado atual das coisas, significa imitar um padrão americano, entendendo-se que no Brasil ocorre o analfabetismo digital.

O fato de ter um computador em casa, permite aos jovens de classe média, experimentar a baixo custo softwares, pirateados ou grátis, atividades artísticas, sociais, culturais, sexuais e técnicas, desenvolvendo seus gostos e personalidades sem estarem sujeitos a controles e repressões de colegas e adultos. Jovens que usam a Internet em sala de aula e em casa descobrem mundos desconhecidos, são obrigados a confrontar e debater noções de verdade e mentira, bem e mal, do que gostam e do que não gostam, se identificam com uns e se distanciam de outros formando suas identidades e grupos de referência ,mas o perigo é que caiam num mundo da imitação um mundo obscuro e de mentira onde as dificuldades em se posicionar diante desse levam a uma busca de identidades não autênticas, assim um desafio se apresenta para professores, ensinar como é possível desenvolver os talentos e controlar, na medida do possível, suas próprias vidas através do uso destas novas tecnologias não deixando se dominar por elas.

2 Aprendendo a conhecer
È o processo de aquisição de tecnologias como ferramentas que permitam conhecer o mundo, o prazer da descoberta e adquirir conhecimentos entendendo o que se passa ao nosso redor para viver a vida com dignidade, autonomia, habilidade ocupacional e capacidade de se comunicar com os outros aumentando o espírito de pesquisador científico, constituindo a motivação pelo conhecimento das ciências e inclusive tecnologia.

Antes da chegada da Internet os jovens só usavam computadores para conhecer técnicas de programação e recursos educacionais em CD, pais, professores, bibliotecas, revistas e televisão constituíam os recursos principais à disposição dos jovens que queriam conhecer o mundo, A Internet foi a responsável por aproximar os jovens de um mundo que comparado as bibliotecas disponíveis estava fora de alcance, Numa das escolas pesquisadas quase todos os alunos que usam a Internet concluíram que desenvolvem uma capacidade de pesquisa, conhecendo uma parte do mundo que pode ser transferida para outras investigações, pesquisar projetos não só escolares substituindo as bibliotecas mas também usa-la como diversão, é possível ver um grande grau de experimentação investigando temas ligados a sexo, drogas, software, baixar arquivos MP3, vídeo,fotos e hipertexto inclusive para trabalhos escolares, compartilhando-os etc.

Embora alguns não saibam como distinguir informações falsas das verdadeiras, têm a certeza de que a Internet permite conferir a validade das informações transmitidas empregando novas linguagens e conhecimentos, tais esforços podem não ser apreciados por professores mais ligados a antigas tradições para a transmissão de conhecimentos, pois dizem que a Internet também serve para desconhecer o mundo quando os jovens cortam e colam informações em trabalhos escolares como se fossem de autoria própria ou a usam só para diversão.

Enfim na medida em que entram em contato com mundos desconhecidos, cresce a necessidade de se formar adultos capazes de orientar suas buscas ajudando na interpretação dos resultados e tornando-os mais competentes no mercado de trabalho que com certeza hoje exigente valoriza qualquer conhecimento em Informática.

3 Aprendendo a fazer
Significa,estar se preparando para o mercado de trabalho, com a introdução de computadores no ensino público inicia-se um processo de ALFABETIZAÇÃO DIGITAL onde mostra que a educação está mudando a vida e o trabalho, pois com o uso do computador aprende-se uma série de tarefas com usar programas de tratamento de texto incluindo imagens, navegar na Internet, construir planilhas, escanear , tratar imagens, desenhar, diagramar páginas, desenvolver sites e até programar ampliando a sociedade da informação por isso as qualificações de professores e outros trabalhadores e profissionais de outras áreas vão ter que evoluir mas para isso precisam dos incentivos da sociedade em geral, principalmente de recursos públicos ainda pouco aplicados e que podem ser muito bem utilizados.

4 Aprendendo a viver juntos
A Internet serve como ferramenta para elaborar projetos e colocar pessoas em contato .Sessões de bate-papo com pessoas de outros países e entre os alunos desenvolvem compreensões de elementos do dia-a-dia que dificilmente, teriam sido desenvolvidas , conhecer aspectos pessoas e realidades diferentes de vida, faria muito bem para ampliar o ensino brasileiro mas como os recursos que existem engavetados não são aplicados continuamos longe destas possibilidades de interagir os jovens enfim as pessoas em geral na Era da Informação que é a Sociedade Rede.

Como toda sociedade tem um problema, a sociedade rede gera aspectos de violência, o computador e a internet junto estão gerando ações agressivas por exemplo formação de Hackers e Crackers onde desenvolvem e enviam vírus , cavalos de Tróia roubam trabalhos, arquivos particulares desenvolvendo Guerras virtuais , mas mesmo assim servem como ferramentas através das quais os jovens aprendem a conhecer uns aos outros e a viver juntos em sociedade real aplicando seus conhecimentos e em sociedade virtual ampliando seus conhecimentos.

E você segue estes movimentos ?

Você domina a tecnologia  ou deixa ela dominar você ?