1. UTILIZAR ABORDAGEM POR EQUIPE

Se necessário, estabelecer um pequeno grupo de pessoas com conhecimento do processo/produto, alocar tempo, autoridade e experiência nas disciplinas técnicas requeridas para resolver o problema e implementar ações corretivas. O grupo deve ter um líder escolhido.

2. DESCREVER O PROBLEMA

Especificar o problema interno/externo do cliente através da identificação em termos quantificáveis de quem, que, quando, onde, por que, como e quantos para o problema.

3. IMPLEMENTAR E COMPROVAR AS AÇÕES DE CONTENÇÃO

Definir e implementar ações de retenção para isolar o EFEITO do problema de qualquer cliente interno/externo até que a ação corretiva esteja implementada. Comprovar a efetividade da ação de retenção.

4. DEFINIR E COMPROVAR AS CAUSAS REAIS (ORIGEM)

Identificar todas as causas potenciais que poderiam explicar porque o problema ocorreu. Isolar e comprovar a causa real testando cada causa potencial contra a descrição do problema e os dados de teste. Identificar ações corretivas alternativas para eliminar a causa real.

5. COMPROVAR AS AÇÕES CORRETIVAS

Através de programas de teste de pré-produção, confirmar quantitativamente que as ações corretivas escolhidas resolverão o problema para o cliente, e que não causarão efeitos colaterais indesejáveis. Se necessário, definir ações para acontecimento imprevisto, baseado na avaliação de risco.

6. IMPLEMENTAR AÇÕES CORRETIVAS PERMANENTES

Definir e implementar as melhores ações corretivas permanentes.Escolher os controles contínuos para garantir que a causa real foi eliminada. Uma vez em produção, monitorar os efeitos a longo prazo, e implementar ações para os imprevistos, se necessário.

7. PREVENIR REINCIDÊNCIA

Modificar os sistemas de gerenciamento, sistemas operacionais, métodos e procedimentos para prevenir reincidência deste e de outros problemas similares.

8. CONGRATULAR SUA EQUIPE

Reconhecer os esforços coletivos da equipe.

OBS: Estas etapas não têm que ser seguidas na ordem apresentada.Podem variar de acordo com cada problema. Por exemplo: até que um problema é relatado e a equipe formada, a ação de contenção pode já ter sido tomada pelo encarregado ou operador.