Há muitos anos atrás - e coloca anos nisso - a comunicação entre as pessoas era feita através de CARTAS, escritas
manualmente ou com uma máquina de escrever. Milhões de cartas eram entregues todos os dias, em diversas partes do mundo, pelos carteiros, os homens responsáveis pela comunicação entre as pessoas naquela época.

Os anos se passaram, inventaram o computador, e a máquina de escrever foi deixada de lado. Enquanto na máquina de escrever só era permitido colocar texto, o computador permitia usar imagens, cores diferentes do azul, preto e/ou vermelho. Muita coisa melhorou nas cartas, elas passaram a ficar mais bem elaboradas e com isso o volume de cartas aumentou, aumentando o serviço para os carteiros.

Durante esse período o tempo entre o envio de uma carta e o recebimento de uma resposta poderia levar semanas, mas naquele tempo ninguém se preocupava com isso, pois era o meio mais rápido de comunicação, não levando em consideração o telefone.

Por muito tempo a comunicação ficou sendo feita dessa maneira, então veio a Segunda Guerra Mundial, e por uma necessidade de segurança na troca de informações entre as bases militares americanas, eles criaram um meio de comunicação que possibilitava a troca de informações de forma segura e quase que simultaneamente, mas essa facilidade ficou restrita durante muito anos entre as bases militares. Algum tempo depois do fim da guerra, os criadores dessa nova forma de comunicação resolveram ampliar as áreas de abrangência, possibilitando que as universidades americanas trocassem informações entre si. E daí pra frente essa nova forma de comunicação foi sendo aperfeiçoada e aberta a toda comunidade, é o que chamamos hoje de INTERNET.

Após ter sido criada, a comunicação entre as pessoas ficou ainda mais fácil, pois surgiu o E-MAIL, uma forma quase que simultânea de troca de informações, onde ao clicar no botão enviar do formulário em questão de segundos o destinatário recebia a mensagem.

Essa ferramenta foi sendo aperfeiçoada e chegou a ser o meio de comunicação mais utilizado do mundo, de forma disparada, sem concorrente direto. Mas como nada é para sempre, criaram um novo meio de comunicação, que conhecemos como REDES SOCIAIS, traduzindo, Orkut, Facebook, MySpace entre outros, e o queridinho dos internautas, o Twitter. As Redes Sociais de um tempo para cá vem crescendo de uma maneira que está impossível conter o seu crescimento.

Mas por que será que elas estão crescendo dessa forma? Simples, através de uma rede social é possível se comunicar instantaneamente com outras pessoas, em tempo real, obtendo respostas de forma muito mais rápida do que por e-mail ou carta.

Além disso, uma rede social permite ao usuário conhecer pessoas em qualquer parte do mundo de forma fácil, dando a ele a chance de ampliar a sua rede de contatos.

Você deve estar se perguntando, mas o que isso tem a ver com o fim do e-mail? O crescimento das redes sociais está fazendo com que o número de e-mails trocados por pessoas diminua muito, e os usuários das redes sociais estão tendo grande influência sobre os usuários de e-mail, pois estão conseguindo convencer os mesmos se comunicarem através delas.

E você, o que prefere, CARTA, E-MAIL, REDE SOCIAL ou vai preferir ficar com o TELEFONE?